Rondônia, sexta-feira, 10 de julho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 05 de Abril de 2011 - 17h24

Valdir Raupp diz que obras de Jirau serão retomadas ainda hoje

Agência Senado/Assessoria de Imprensa


Em relato, no Plenário, sobre a ida da comissão externa às obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou aos colegas que a situação em Jirau já se encontra normalizada e que as obras devem ser retomadas já nesta terça-feira (5). Ele é um dos seis senadores que integram a comissão.
Raupp elogiou a agilidade do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em atender ao requerimento do ex-governador de Rondônia e atual senador Ivo Cassol (PP) e criar a comissão para verificar a situação após os conflitos ocorridos no dia 16 de março. Os demais integrantes da comissão, além de Rollemberg e Cassol, informou, foram o senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e o senador Blairo Maggi (PR-MT)
- O que vimos lá foi um ato de vandalismo de poucas pessoas em que queimaram 30 acampamentos numa obra com cerca de 20 mil trabalhadores. A situação está distensionada - declarou.

Raupp informou que a Usina de Santo Antônio já voltou a funcionar plenamente e que Jirau deve voltar a funcionar aos poucos. Informou também que as investigações sobre os episódios estão sendo realizadas pela Polícia Federal e pela polícia estadual. Ele declarou que, ao que tudo indica, o quebra-quebra "foi obra de bandidos". Segundo o parlamentar, o governo federal enviou efetivo da Força Nacional de Segurança federal, da qual permanecem 150 homens no local.
O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse, em aparte, que a ida da comissão ao local dos distúrbios mostrou "a inexistência de problemas trabalhistas, conforme se suspeitava". Confirmou a presença de sindicalistas, especialmente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e salientou que a data do dissídio coletivo para discutir aumento salarial é no início de maio. O parlamentar destacou ainda a "importância da obra para o crescimento sustentável do país".

O senador Ivo Cassol, por sua vez, comentou a forma como os atos ocorridos em Jirau tiveram "efeito cascata", espalhando-se pela Usina de Santo Antônio, depois para o estado do Mato Grosso e outros estados, em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Código Florestal

Ao final de seu discurso, Raupp mencionou a presença de cerca de mil trabalhadores rurais em manifestação ao redor do Congresso Nacional pedindo agilidade na aprovação do projeto que modifica o Código Florestal Brasileiro. Raupp disse desejar que a aprovação seja breve na Câmara e no Senado.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions