Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 01 de Junho de 2011 - 22h15

Valter Araújo completa 120 dias no comando da ALE, consolidando unidade parlamentar

Assessoria


O deputado Valter Araújo (PTB) completa nesta quinta-feira 120 dias à frente da Presidência da Assembleia Legislativa. Eleito e reeleito presidente, ele já imprimiu sua marca na instituição, implantando uma série de melhorias e principalmente fortalecendo a unidade parlamentar, valorizando as ações dos deputados e estabelecendo metas, que aos poucos estão sendo atingidas.

Um exemplo claro dessa unidade foi a implementação das chamadas emendas parlamentares coletivas, onde os deputados destinam parte de suas cotas para ajudar determinadas instituições ou municípios, como aconteceu com o Hospital São Daniel Comboni, em Cacoal, onde foram destinados R$ 5 milhões em emendas dos 24 deputados, uma ação até então inédita em Rondônia. “Estes recursos são da Assembleia Legislativa por decisão dos deputados estaduais que conjuntamente decidiram a destinação para atender o hospital São Daniel Comboni”, frisou o presidente na ocasião.

Valter Araújo também já implantou em sua gestão, a nova sede do Centro de Saúde do Servidor da Assembleia Legislativa, que foi inaugurado recentemente e funciona ao lado do prédio da ALE, “isso facilita a assistência e o atendimento aos servidores, que agora só precisam atravessar a rua para marcarem consultas e ter acesso aos serviços oferecidos, que também foram reformulados e ampliados”, disse o presidente.

Praticamente todas as especialidades médicas oferecidas foram ampliadas. Antes, eram oferecidos clínica geral, odontologia, fonoaudiologia, neurologia e psicologia. Agora, o centro passa a oferecer também ortopedia, ginecologia, pediatria e fisioterapia. “Também temos mais um clínico geral, mais um fonoaudiólogo e o número de odontólogo dobrou de três para seis profissionais”, informou a diretora do Departamento Médico da Assembleia, Vera Lúcia Quadros. Além do número de profissionais e de especialidades aumentada, o novo centro tem uma área maior e com condições de atender com dignidade a todos. “O centro conta com 16 salas e com uma nova central de esterilização, atendendo de segunda à quinta-feira, pela manhã e à tarde, e às sextas-feiras até o meio dia”, completou Vera.

Unidade política

A gestão de Valter Araújo também vem se destacando no campo político e essa força impediu, por exemplo, que o governo aprovasse o pagamento de auxílio-moradia para secretários estaduais, cujo projeto previa um aumento de R$ 3.500 no salário dos assessores de primeiro escalão. A Assembleia também vem se posicionando firmemente na indicação do defensor-geral do Estado, que segundo os deputados, não possui condições de assumir o cargo.

Os parlamentares também estão se empenhando em fiscalizar ações do poder Executivo com mais firmeza e também vem conseguindo resolver questões que pareciam não ter mais solução, como a greve da Polícia Militar, que paralisou as atividades por duas vezes e não fosse a intervenção de Valter Araújo, a situação poderia ter sido ainda mais complicada.

O deputado Valter Araújo também resgatou as sessões da Assembleia Itinerante, e nas próximas semanas estará inaugurando a nova sede da Escola do Legislativo, que vai atender, além dos servidores da Casa, a população em geral. Para o deputado, a participação da sociedade no processo legislativo é fundamental para o aprimoramento da democracia.

A Assembleia também deve inaugurar ainda este ano a TV Assembleia, que vai transmitir, além das sessões legislativas, programas culturais e informativos a praticamente todas as cidades de Rondônia. De acordo com Valter Araújo, as primeiras cidades a receber o sinal serão as do eixo da BR 364 e em seguida as demais. A previsão é que neste segundo semestre a emissora já esteja operando com mais da metade de sua capacidade.

A Assembleia também teve um papel fundamental na crise ocorrida no canteiro de obras da Usina de Jirau, quando mais de 17 mil trabalhadores se revoltaram e promoveram um quebra-quebra de proporções gigantescas. O presidente da Assembleia interviu, acompanhado de seus pares e conseguiu abrir o diálogo com manifestantes e autoridades. Foi também graças a pressão da Assembleia que o governo do Estado decidiu conceder um reajuste aos servidores, “o governo poderia dar mais, já que o Orçamento permitia uma flexibilização, mas de qualquer forma foi uma vitória”, disse na época Valter Araújo.

Mais recentemente a Assembleia interviu em uma decisão polêmica que havia sido tomada em uma escola de Vilhena, onde a apresentação de uma banda de música gospel havia sido proibida pela direção da escola. A Assembleia se posicionou contrária a decisão da Seduc e conseguiu garantir a liberdade de culto, prevista na Constituição Federal.

Nova sede

Os deputados estaduais também estiveram fiscalizando as obras do prédio da nova Assembleia Legislativa, onde encontraram uma série de irregularidades que estão sendo corrigidas para que a obra possa ser concluída da melhor forma.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions