Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Valverde aponta soluções para melhorar a saúde em todo o Estado

Terça-feira, 03 Agosto de 2010 - 18:05 | Assessoria


Valverde aponta soluções para melhorar a saúde em todo o Estado
Saúde Pública é um assunto recorrente em todos os debates políticos, e chega a ser tema banalizado às vésperas de eleições. Porém, invariavelmente a questão não é tratada com responsabilidade, e o problema, principalmente de quem mora no interior do Estado, extrapola mandatos e perdura por décadas.



Para o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, a população não pode mais sofrer com as consequências da falta de política do governo do Estado para a saúde. “O povo da Capital sofre com as filas e as péssimas condições das unidades de saúde do Estado. Já a população do interior sequer possui atendimento em seus Municípios, restando-lhe como solução colocar o paciente em ambulância e viajar paea Porto Velho, correndo um risco maior ainda”, disse.

Nesta terça-feira, 03/08, Valverde participou de uma caminhada pelo centro comercial da Zona Leste de Porto Velho, oportunidade em que discutiu o assunto com moradores e comerciantes.

A falta de atenção do governo do Estado com a saúde é tamanha, ao ponto de a 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) ter condenado o Estado por ineficiência na gestão de hospitais públicos, e ainda, por se furtar em cumprir suas obrigações que inclui ações básicas como compra de medicamentos e materiais necessários para as atividades médicas.

Para Valverde, essa situação terá que ser enfrentada com seriedade pelo próximo governador, enxergando, inclusive, um aumento da demanda, causado pela chegada de dezenas de milhares de pessoas ao Estado, em função das grandes obras estruturantes.

Para resolver o problema, segundo Eduardo Valverde, é necessário, de pronto, descentralizar alguns procedimentos e formar parcerias com os Municípios para que o atendimento seja feito sem a necessidade da viagem até a Capital.
Essa medida, ressaltou Valverde, aliviaria os principais hospitais do Estado e evitaria um deslocamento para a Porto Velho. “Nós temos uma clareza que a saúde em Rondônia é ruim. Oferecer atendimento médico adequado ao nosso povo é uma medida crucial para melhoria da qualidade de vida da população”.

O plano de governo da coligação que tem Valverde como candidato a governador e Cleiton Roque como candidato a vice, prevê, ainda, a melhoria das condições do Hospital de Base, o funcionamento o Hospital Regional de Cacoal e um reforço às unidades regionais existentes. “Com essas ações, vamos descentralizar a média complexidade centrada hoje no município de Porto Velho”.

Outra medida apontada por Valverde é a formação de parcerias com os Municípios. Segundo ele, se o governo estadual assumisse a folha de pagamento de dois a quatro médicos por Município, isso já aumentaria a capacidade de atendimento de praticamente todas as unidades de saúde nos 52 municípios. De acordo com ele, o custo da folha de pagamento desses profissionais é o que mais onera o pequeno município.

Com esse “alívio” nas contas das Prefeituras, reforçou o candidato petista, a prefeitura poderia usar os recursos na compra de equipamentos e medicamentos, fortalecendo dessa forma a atenção básica, o Programa Saúde da Família, as campanhas de vacinação e prevenção, entre outras.

Além dessa atuação, os postos de saúde e hospitais dos Municípios com menos de 30 mil habitantes terão que dispor de médicos de plantão 24 horas para o atendimento de baixa complexidade, conforme exige a legislação. E, em pólos como Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná, devem funcionar hospitais para atender os casos de média e alta complexidades.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também