Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Valverde apresenta proposta para a consolidação da economia de Rondônia

Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 - 14:03 | Assessoria


Valverde apresenta proposta para a consolidação da economia de Rondônia
A consolidação da economia do Estado com o fortalecimento das micro, pequenas, médias e grandes empresas foi uma das propostas apresentadas pelo candidato a governador Eduardo Valverde (coligação Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB), durante reunião com diretores, técnicos e funcionários do SEBRAE, na tarde de terça-feira (24/08), em Porto Velho.



Valverde foi recebido no Auditório do SEBRAE Diretor Superintendente da instituição, Pedro Teixeira, e pelo Diretor Técnico, Hiram Lea, oportunidade em que apresentou os três pilares do Plano de Governo Participativo: Desenvolvimento, Cidadania e Transparência.

O candidato afirmou que o bom momento econômico que vive o Estado decorre dos investimentos do governo federal, principalmente através das usinas do Complexo Madeira. “Estamos com o menor nível de desemprego no Brasil neste momento”, apontou Valverde, salientando que as usinas deverão gerar cerca de R$ 60 milhões em royalties por ano, recurso que será fundamental para auxiliar o desenvolvimento do Estado.

Eduardo Valverde observou que esse desenvolvimento depende totalmente do poder de articulação do próximo governador com o governo federal. “O grande responsável pelo desenvolvimento do Estado e consolidação das empresas no mercado, é o governo federal, e o próximo governo estadual deverá estar preparado, como estou, para abrir diálogo em Brasília, articulando os mais variados investimentos em Rondônia, que deixou de ser um Estado ‘fim de linha’, e passou a ser um local estratégico para a internacionalização do Brasil junto a América Latina, pelo Pacífico”, pontuou.

Valverde disse que uma das primeiras medidas como governador será lançar o “PAC Estadual”, que prevê uma série de ações estruturantes do Estado em cinco macro regiões que são: Guajará Mirim – pela ponte que ligará o Brasil à Bolívia; Porto Velho – pelo gigantesco canteiro de obras instalado na região; Machadinho do Oeste – pela expectativa da construção da terceira usina do hidrelétrica, a Usina de Tabajara, que também tornaria o rio navegável através de eclusas; Ji-Paraná como a Região Central e Vilhena – pela chegada da ferrovia vinda do Centro-Oeste brasileiro.

Esse PAC Estadual seria responsável pela construção e revitalização dos principais aeroportos em Rondônia, bem como pela construção de novos portos junto ao Rio Madeira e, finalmente, pelo asfaltamento de estradas estaduais como a rodovia Buritis/Porto Velho, dentre outras. O PAC de Rondônia prevê ainda a criação do Fundo de Ciência e Tecnologia.

“Este é o atual cenário do desenvolvimento de Rondônia, e acredito que o SEBRAE tenha uma grande parcela de importância em todo esse processo, uma vez que atua na preparação técnica de vários setores que, somados a esta nova situação que estamos vivenciando, certamente será vital para a consolidação das nossas empresas, e instalação de tantas outras que estaremos incentivando em nosso Estado”, concluiu Eduardo Valverde.

O Diretor Técnico do SEBRAE, Hiram Leal, elogiou o Plano de Governo de Eduardo Valverde e disse que sob o prisma do empreendedorismo o plano está “perfeito”. “Eu tinha preparado uma série de perguntas para fazer, mas esse Plano me pareceu tão bom que ultrapassou minhas expectativas”, concluiu o Diretor.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também