Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Valverde defende planejamento para o período pós-usina

Terça-feira, 27 Abril de 2010 - 11:41 | RONDONIAGORA


Valverde defende planejamento para o período pós-usina
Acabando com qualquer dúvida sobre sua pré-candidatura ao Governo de Rondônia pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado federal Eduardo Valverde defendeu planejamento para o Estado no período pós-usina, assegurando investimentos internos e aproveitando o corredor de exportações com a saída do Pacífico para os países asiáticos. Para ele, Rondônia não estava preparada para os grandes investimentos advindos com a construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira e também não está se preparando para o futuro, quando as obras estiverem concluídas e uma grande massa de mão de obra não ter mais aproveitamento. “Não estávamos preparados e não estamos nos preparando para o futuro pós-usina. Precisamos mudar a compreensão disso”, explicou Valverde.



O Governo Federal, segundo ele, prepara a criação de 7 zonas sócio econômicas na Amazônia. Rondônia forma uma delas. O objetivo é articular ações de governo com estados e municípios para compreender o fenômeno do crescimento e ordena-lo a partir de assistência técnica dos entes da federação. “Vamos saber como essa região vai se desenvolver, os insumos que devem ser apresentados, gargalos que vão surgir, intervenções de governo que deverão ser feitas e a maneira sustentável de garantir o crescimento”.

Valverde está trabalhando com os partidos que já fazem parte da base de sustentação do governo federal, a exemplo do PDT. Mas não descartou a escolha do vice pelo PC do B, PSB, PRB e até o PR. Ele vê no senador Acir Gurgacz um grande aliado nessa campanha porque colocaria duas lideranças de Porto Velho e Ji-Paraná, acabando com dicotomia capital/interior, suprimindo a questão bairrista que hoje domina a política rondoniense.

Ele descartou qualquer recuou em sua pré-candidatura, rechaçando os comentários do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre uma eventual aliança no primeiro turno com o PMDB. “Nossa pré-candidatura é irreversível”, disse ele, entendendo que seus adversários são o ex-senador Expedito Junior (PSDB) e o atual governador João Cahulla (PPS).
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também