Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Valverde e Cleiton Roque iniciam campanha por Guajará-Mirim

Quarta-feira, 07 Julho de 2010 - 14:06 | Assessoria


A população de Guajará-Mirim será a primeira a receber o candidato a governador Eduardo Valverde e o candidato a vice, Cleiton Roque, da coligação “Fazer muito mais. Trabalhando para você. Rondônia melhor para todos”, PT /PSB, em uma jornada que se inicia segunda-feira, dia 12/07.



Eduardo Valverde explicou que a escolha de Guajará-Mirim para o início da campanha foi proposital, já que o plano de governo participativo da coligação PT/PSB prevê ações que transformarão para melhor a região da “Pérola do Mamoré”.

Os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, embora com suas riquezas naturais e com um grande potencial de desenvolvimento, foram praticamente abandonados pelo governo do Estado.

Valverde é autor do Projeto de Lei 5387/09 que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Guajará-Mirim, prevendo a destinação de áreas especialmente destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Com essa medida, as empresas que gozem de um regime aduaneiro e cambial especial, terão facilidades administrativas e tributárias.

O candidato a governador destacou que a meta é a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do local.

Segundo Valverde com a construção da ponte bi-nacional entre Guayaramerin (Departamento de Beni, Bolívia) e o município de Guajará-Mirim-RO, a criação da ZPE na região será fundamental, tanto no aspecto logístico, em face de acesso às vias de integração regional, quanto como alternativa econômica para viabilizar o desenvolvimento compatível com a realidade ambiental da região.

O plano de governo participativo de Valverde e Cleiton Roque prevê, ainda, apoio para tornar Guajará-Mirim um pólo turístico aproveitando as riquezas naturais e suas extensas áreas onde estão localizadas reservas e áreas de proteção ambiental. “Guajará-Mirim tem uma grande importância para o Estado de Rondônia e para o Brasil. Não podemos aceitar que a cidade seja apenas um corredor de passagem para quem vai fazer compras na Bolívia, ou apenas um entreposto para carga e descarga de mercadorias. Temos que aproveitar a sua localização privilegiada, os seus recursos naturais, além da vontade e da determinação de um povo disposto a transformar o lugar em um pólo de desenvolvimento”, disse Valverde.

Além dos candidatos a governador, Eduardo Valverde, e a vice, Cleiton Roque, o lançamento da campanha em Guajará-Mirim contará com a senadora Fátima Cleide, candidata à reeleição, e dos candidatos a deputado federal e estadual.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também