Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 31 de Outubro de 2011 - 15h57

VEJA O QUE CADA VEREADOR PEGOU DE DIÁRIA E QUANTO TRABALHOU

Kanitar Oberst


VEJA O QUE CADA VEREADOR PEGOU DE DIÁRIA E QUANTO TRABALHOU

O Vilhena Notícias publicou uma matéria sobre o gasto de diárias dos vereadores de Vilhena no dia 07 de outubro, e desde então a redação do site vem recebendo sugestões de cruzar os valores gastos pelos vereadores com suas atividades na Câmara.

O vereador Jaci Alves (PMDB) disse na última sessão que, se houver denúncia é papel dos profissionais da imprensa é publicar. Em tom irônico, o vereador ainda falou, “ o jornalista tem que publicar, mas também tem que ser inteligente”. De acordo com o vereador, o valor das diárias usadas seria pouco frente às atividades dos vereadores, sendo que os vereadores dão um grande apoio nas comitivas do prefeito na capital de Rondônia e também na capital federal.

O Vilhena Notícias aceitou a recomendação do edil do PMDB e também de seus leitores, e publica agora com exclusividade a relação de gastos com diárias dos vereadores vilhenenses e suas atividades dentro da Câmara de Vereadores.

Logicamente, os vereadores têm outras atividades em seus bairros, a maioria de cunho social, que ainda são pouco divulgada, mas que o Vilhena Notícias se propõe a mostrá-las, sem qualquer ônus, caso algum vereador tenha interesse.

O ranking abaixo foi construído de acordo com o número total de atividades na Câmara, visto que fica difícil julgar se um projeto de lei pode ser mais importante do que um requerimento ou indicação ao prefeito.

Para que todos entendam o significado do ranking, explicaremos o que significa cada atividade.

PROJETOS DE LEI

São projetos de novas leis ou de leis complementares, que observam as necessidades da população. Os projetos de novas leis podem ser sugeridos por qualquer cidadão a qualquer vereador. Porém, o vereador também pode desenvolver um projeto de sua própria autoria, isso vale para novas leis ou leis complementares, essa última visa modificar as leis já existentes no município.

REQUERIMENTOS

Requerimentos podem ser realizados pelos vereadores para ter acesso de forma oficial a documentos, planilhas de gastos e outros projetos de qualquer instituição, órgão ou poder, no entanto, é basicamente usado apenas para requerer documentos ao poder executivo (prefeito), para que ele explique gastos ou a falta de comprometimento em alguns setores. O requerimento é a forma pela qual os vereadores podem fiscalizar o executivo.

INDICAÇÕES

A indicação é a forma oficial do vereador cobrar o prefeito. Através de uma indicação o vereador pode pedir ao prefeito que instale uma lâmpada numa rua, um quebra-molas e até mesmo que construa uma praça em determinado bairro. De acordo com alguns vereadores de Vilhena, a atual gestão vem cumprindo boa parte das indicações dos vereadores.

Agora veja o que cada vereador fez nos primeiros oito meses deste ano. É importante frisar que o valor das diárias computados também se refere ao período dos primeiros oito meses de 2011.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions