Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Veja os bastidores da notícia na coluna Panorama

Quarta-feira, 05 Agosto de 2009 - 17:41 | RONDONIAGORA




Tal pai, tal filho

O vereador Jean Oliveira (PSDB) é um grande hipócrita ou provou ser o “garotão” que chegou a Câmara de Porto Velho por causa do “apoio” do pai, o ex-deputado Carlão de Oliveira. Em entrevista à Rádio Cultura FM, o tucano disse que o senador Expedito Junior (PR-RO) foi um mero relator do projeto do mototaxi e avocou para si todo mérito pelo projeto, que precisa passar pelo crivo de 11 vereadores para ser legalizado na Capital. Expedito não foi apenas um coadjuvante da matéria aprovada no Senado. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador petista Aloízio Mercadante (SP), orientado pelo Governo, tentou fazer manobras para arquivar o projeto, engavetado há 8 anos no Congresso. Com ajuda dos líderes do DEM (José Agripino) e PSDB (Arthur Virgílio), Expedito venceu Mercadante e garantiu a aprovação do mototaxi na CCJ.

Tal pai, tal filho

A segunda batalha de Expedito para aprovar o mototaxi foi na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Mais uma vez os senadores petistas tentaram alterar o projeto alegando questões de higiene e segurança. O senador rondoniense conseguiu mais uma vez com apoio da oposição garantir a aprovação da matéria. A última briga do parlamentar foi no plenário, mesmo contra todo lobie das empresas de ônibus, mas acabou vencendo essa guerra para a categoria dos mototaxistas. Os próprios trabalhadores reconhecem o esforço do senador Expedito Junior. Jean Oliveira não nega mesmo o parentesco com Carlão de Oliveira, Moisés de Oliveira e outros integrantes da famosa quadrilha que dilapidou a Assembléia Legislativa.

Jogo sujo

A campanha é só no próximo ano, mas o jogo baixo já começou. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) mandou sua assessoria produzir um texto colocando suspeita sobre a conduta pública do prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes (PR). Na verdade, Luizinho foi eleito com grande quantidade de votos em Alvorada do Oeste, mas abandonou o município e diz que agora sua base é Vilhena. Como Laerte Gomes foi reeleito e escolhido para presidência da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), tornou-se um grande predador para Luizinho porque os dois estarão na disputa pela Assembléia Legislativa em 2010. Com atuação pífia e medíocre na Casa de Leis, Luizinho dificilmente volta para um segundo mandato e o desespero bateu as portas do seu gabinete.

Melki fica

Por falar na assessoria do deputado Luizinho Goebel, o mesmo repórter escreve para o ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon. Segundo matéria enviada à imprensa na tarde desta quarta-feira, Melki confirmou sua permanência no PMDB, inclusive relatando sua decisão ao prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), que anda ensaiando vôo mais alto em 2010. Na legenda, Melki não tem outra escolha a não ser assistir a campanha eleitoral porque seus irmãos, Marcos e Natan, concorrem a reeleição para Câmara e Assembléia Legislativa. Para o Governo, Melki já provou que não consegue expandir sua liderança além das fronteiras de Vilhena, além de ter perdido a hegemonia dentro do município ao ser derrotado por pelo atual prefeito José Rover (PP).

Nas mãos do grupo

O futuro do deputado estadual Jidalias Tiziu (sem partido-Ariquemes) está nas mãos do grupo político liderado pelo governador Ivo Cassol (PP). Nos próximos 15 dias, o parlamentar decide se assina filiação no PP ou vai para o PSDB. E sobre as eleições de 2010, Tiziu garante que não concorre a reeleição, devendo concorrer ao Senado em dobradinha com Cassol ou ser vice do futuro candidato a governador da chapa governista.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também