Rondônia, 18 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Vereadora Ellis Regina homenageia mães atípicas com moção de aplauso

Quinta-feira, 16 Maio de 2024 - 09:09 | da Assessoria


Vereadora Ellis Regina homenageia mães atípicas com moção de aplauso

A vereadora Ellis Regina homenageou na tarde de quarta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal, um grupo de 55 mães atípicas (mulheres que cuidam de filhos com deficiência ou algum tipo de síndrome e transtorno que afeta o desenvolvimento neuropsicomotor). No caso, todas as homenageadas são mães de crianças portadoras do transtorno do espectro autista.

“Todas vocês merecem ser homenageadas pelo trabalho silencioso e desafios diários a que se dedicam. Vocês são verdadeiras mãezonas que merecem todo o nosso apoio e reconhecimento. Podem ter a certeza de que esta Casa vocês terão o acolhimento necessário para suas reivindicações. Estaremos todas trabalhando juntas e lutando por dias melhores”, disse a vereadora.

A solenidade especial de Moção de Aplauso no. 06/2024-CMPV foi aprovada há um mês pelo Parlamento Municipal. Em reconhecimento a um grupo de mães atípicas que buscam direitos fundamentais para tratamento, acolhimento e inserção social familiar. Elas estão criando uma associação para reivindicar esses direitos e garantir uma vida melhor para os filhos especiais.

Ao dar início à solenidade, a vereadora fez um breve relato sobre o impacto na saúde dessas mães que lidam com a criação de um filho autista. “Pesquisas realizadas em 2021, o nível de cortisol apresentado nos exames das mães atípicas representa o mesmo de um soldado em guerra ou mesmo de um sobrevivente ao holocausto”, comentou.

A vereadora ressaltou ainda a importância de que a sociedade e o poder público possam ter um olhar empático e acolhedor para essas mulheres. “A maioria das mães de crianças com deficiência cuida de seus filhos sozinha. E a pergunta é: quem cuida de quem cuida?”, questionou ela ao reiterar a necessidade de cuidados especiais a essas mães solo.

Uma das questões mais urgentes que precisa de intervenção urgente do Estado em relação a essas mães é a falta da inclusão escolar, que impede que os filhos possam progredir em sua interação e permitir ainda que essas mães possam ter tempo para trabalhar, e garantir o sustento dos filhos. 

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também