Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Vereadora vai pedir a criação da Secretaria de Defesa Animal

Terça-feira, 02 Agosto de 2022 - 17:34 | da Assessoria


Vereadora vai pedir a criação da Secretaria de Defesa Animal

A vereadora Ellis Regina (Podemos) disse na sessão ordinária de abertura do segundo período legislativo da Câmara Municipal que irá propor, através de um anteprojeto, nos próximos dias a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Animal e do Fundo de Proteção da Vida Animal. O órgão terá a função precípua de criar políticas públicas protetivas aos animais.

A propositura da vereadora se deu dia após o triste episódio verificado no final de semana, na cavalgada da 33a Exposição Agropecuária de Rolim de Moura, onde um cavalo teria passado mal após ser levado a exaustão, por falta de água e comida, vindo a desmaiar, enquanto duas mulheres tiraram selfie e se divertiam com a situação. A vereadora classificou o episódio como desumano.
"Fatos como esse não podem mais acontecer em nosso estado. Que a cultura seja preservada, mas sejam dadas condições de atendimento todo. Não é porque se trata de um animal que ele seja tratado daquela forma", disse a vereadora ao pedir o apoio dos vereadores na assinatura do anteprojeto. "Precisamos observar com um olhar melhor essa causa", ressaltou.

O anteprojeto foi muito bem recepcionado pela vereadora Márcia Socorrista que é quem trouxe para o plenário seu repúdio pelo episódio dos maus-tratos ocorrido no domingo passado. Segundo a vereadora, o anteprojeto terá seu apoio total. "Estamos juntos, a hora é agora, vamos para cima", disse Márcia Socorrista em seu aparte.

Ao finalizar, a vereadora dedicou o anteprojeto à ativista Clotildes Brito, da ONG Associação Amigos de Patas, uma das pioneiras deste segmento na capital, e aos voluntários da Soproteji de Ji-Paraná, que também realizam um trabalho exemplar de acolhimento e assistência.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também