Rondônia, quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 14h29

27 de agosto – Dia do Psicólogo

por Juliana Maria de Oliveira


27 de agosto – Dia do Psicólogo

No mês de agosto a Psicologia comemora 56 anos de regularização da profissão no Brasil. Uma profissão ainda muito jovem e em constante construção para acompanhar as evoluções e nuances do comportamento humano, que se atualizam em alta velocidade.

A psicologia está presente nas mais diversas áreas de atuação. Além da clássica psicologia clínica, popularizada na figura de Freud e seu divã, existem psicólogos na rede pública de saúde, nas organizações de trabalho, nos esportes, na justiça, nas escolas, nos hospitais, nas Forças Armadas, fazendo trabalhos sociais, entre outros. Apesar dessa diversidade a psicologia tem um objetivo principal, proporcionar o desenvolvimento humano.

É comum associar a psicologia à loucura, a fraquezas e à perda do controle de si mesmo e os psicólogos trabalham constantemente para quebrar tais preconceitos. E também deixar claro que buscar ajuda de um profissional que estuda o comportamento humano está relacionada ao crescimento e manutenção da saúde mental e emocional.

Em uma sociedade que obriga o atingimento de padrões de perfeição e felicidade, que leva à exaustão por exigências ferrenhas de produtividade e em um cenário de fragilidade das relações o psicólogo se torna personagem principal no estudo, esclarecimento e apoio quanto as angústias e conflitos resultantes desses processos.

Ser um ser humano não é tarefa simples, relacionar-se com outros seres humanos, compreender as interações, avaliar o significado da próprias ações e melhorar a si e o mundo a sua volta é ainda mais complexo. Exige paciência, disposição, coragem, habilidade e confiança para encarar as imperfeições e descobrir novos modos de ser.

Ser psicóloga é um desafio diário. Onde houver seres humanos haverá questionamentos, conflitos, trocas de experiências, emoções, pensamentos, motivações e desmotivações e todas essas características fazem parte do nosso estudo e trabalho. E apesar da necessidade do psicólogo parecer óbvia, lutamos diariamente para mostrar a importância de nosso papel para cada pessoa que conhecemos, incentivando a expressão das emoções, a melhoria do diálogo, do autoconhecimento e do cuidado com a saúde mental e emocional sem medo.

Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas que diariamente conciliam a experiência de viver consigo mesmo e acolher o outro na organização de seus questionamentos, das variadas respostas, das possibilidades de ação e da ressignificação de si e seu contexto.

*Juliana Maria de Oliveira – Psicóloga CRP 20/04976. Formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atende atualmente na clínica Fábrica de Competências em Porto Velho.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions