Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 30 de Março de 2014 - 11h57

"O Puxadinho do Prefeito"

Carlos Caldeira


"O Puxadinho do Prefeito"
A expressão “puxadinho” surgiu quando uma ex-servidora da SEMDSTUR, exonerada por fazer parte de um esquema que fraudava as parcelas do Seguro Desemprego, dentro do SINE municipal que funciona anexo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Turismo, procurou a Câmara de Vereadores, e diante de uma comissão de seis vereadores, entregou como tudo funcionava, e acrescentando que quem montou o tal esquema foi o secretário adjunto Eduardo Rauen. Aquele mesmo que foi preso na operação xeque-mate, acusado de ser o gerente da quadrilha que explorava caça níquel no estado de Rondônia e que também foi o coordenador da campanha do atual prefeito Dr. Mauro. Ela falou que “Eduardo montou até um puxadinho dentro da secretaria para operar o esquema, e que o secretário titular também sabia de tudo”.

Dr. Mauro também tem seu puxadinho, só que dentro da Câmara de Vereadores, antes, achava-se que 14 vereadores comandavam esse “anexo” do prefeito, e agora, sabe-se que apenas seis são realmente da base aliada.

Esse colunista, autor do primeiro pedido de Impeachment de um prefeito de nossa Capital, cansado de esperar por um parecer favorável “que desapareceu” da presidência da Câmara, dessa vez entrou com nove novas denúncias contra a administração municipal, e ainda juntou a denúncia antiga que tinha sumido depois que a procuradoria da casa deu parecer favorável. Já não tinha mais como segurar e o presidente Alan Queiroz, reuniu os vereadores, e com um requerimento do vereador Dim Dim e mais 13 assinaturas, levou meu pedido a plenário para votação. Dr. Mauro foi derrotado!

Depois de acaloradas discursões e muita lavagem de roupar suja entre vereadores “novatos” e representantes da legislatura passada, chegou a hora da votação, e com 15 votos a favor e 6 contra, o requerimento foi aprovado. E pela primeira vez na história de Porto Velho, um prefeito vai ser investigado e corre um “pequeno” risco de ser cassado. E porque um pequeno risco? Porque dos seis vereadores que votaram contra o requerimento, quatro foram “sorteados” para compor a comissão processante, no total de cinco. A vereadora Ellis Regina que votou pelo requerimento, também foi sorteada para a comissão, só que Ellis, apesar do voto favorável, é Dr. Mauro desde criancinha.

O local aonde vão se reunir os membros da comissão processante já está sendo chamado de “puxadinho” do prefeito. É que lá vão estar os mais ferrenhos defensores da atual administração: Edimilson Lemos, Ellis Regina, Dr. Macário, Cabo Anjos e Jair Montes.

Nesse caso, Dr. Mauro não pode reclamar da sorte, foi como se ele tivesse ganhado na mega sena: Edmilson é seu líder, Ellis Regina possui 25 cargos dentro da administração municipal, Dr. Macário é seu ex-secretário de saúde e também de seu partido, Cabo Anjos e Jair Montes só não perderam ainda o mandato de vereador por causa da manobra que o prefeito fez no dia da votação, 12 de novembro de 2013. Portanto é praticamente impossível o prefeito perder o cargo. Vale ressaltar que Jair Montes, antes de ir passar uma temporada nas dependências do presídio Pandinha, era o maior e mais ferrenho opositor de Dr. Mauro, inclusive, em uma das gravações da operação Apocalipse, ele foi flagrado falando de suas pretensões de ser prefeito de Porto Velho. Hoje, depois da troca de favores, ele é o mais fervoroso defensor de Mauro, e cinicamente fala: “Passei 85 dias preso, fui acusado injustamente disso, fui acusado daquilo, e no cárcere eu aprendi que não se pode julgar as pessoas...”

Pobre Jair, quem te conhece que te compre.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions