Rondônia, 15 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

“99% você, 1% tecnologia 100% transformação”

Quinta-feira, 21 Setembro de 2023 - 13:10 | Andrey Cavalcante


“99% você, 1% tecnologia 100% transformação”

Ao cumprir o dever de aplaudir a OAB Rondônia pela promoção da XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense, parabenizo o presidente Márcio Nogueira e equipe pela escolha do tema central “99% Você, 1% Tecnologia e 100% Transformação” – uma abordagem instigante do inexorável avanço da tecnologia e da inevitabilidade de sua instrumentalização no exercício do Direito. Permito-me a ousadia de me sentir orgulhoso por ter estado lá atrás, na origem do trabalho de apresentar o Processo Judicial Eletrônico aos advogados de um estado no qual inúmeros municípios nem tinham acesso à internet em banda larga.

Coube à OAB Rondônia – que presidia à época, com uma equipe de colaboradores de primeira linha - a tarefa de patrocinar o rompimento da aparentemente insuperável barreira cultural e incorporar a informática ao cotidiano de cada advogado. Isso apenas foi possível a partir de pesados investimentos em capacitação e tecnologia, com a instalação de 45 centros de inclusão digital em todo o Estado, com o imprescindível apoio da OAB nacional, que aprovou mais tarde todas as minhas contas, após rigoroso escrutínio do Conselho Nacional.

Daí meu justificável orgulho em participar da Conferência como membro honorário vitalício da Ordem. Especialmente pela participação ilustre na abertura, programada para o próximo dia 28 às 19h, no Palácio das Artes, em Porto Velho, do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. Estarão presentes também os ministros do STF Carmem Lúcia e André Mendonça – paraninfo da que é anunciada como “A maior Conferência da História da Advocacia Rondoniense”, além dos ministros Antônio Carlos Ferreira e Luiz Felipe Salomão, do STJ. O evento contará também com a participação cultural de Bráulio Bessa, para abrilhantar a solenidade de abertura.

Chama a atenção a excelente construção do primoroso raciocínio lógico que contesta o catastrofismo dos que imaginam a possibilidade da advocacia ser engolida pelos algoritmos e embasa o tema central da Conferência: ela desafia o advogado a imaginar “um mundo no qual a tradição se funde com a inovação. No qual o conhecimento jurídico é aprimorado pela visão empreendedora e pela empatia humana”. E convida: - “Bem vindo ao futuro da Advocacia – uma sinfonia  brilhante de talento, intuição e potencial ilimitado!”

A apresentação explica que “Assim como a ciência revela que 99% de nossa essência são moldados por elementos orgânicos, a advocacia do futuro é forjada pelo incomparável poder do ser humano – uma tríade única de 33% de habilidades empreendedoras, 33% de conhecimento jurídico e 33% de sensibilidade humana, formam a base dessa nova era jurídica. Aqui, a profunda compreensão das leis se entrelaça com a compaixão por aqueles que buscam justiça! No centro dessa sinfonia, encontra-se o 1% tecnológico. Mas, diferentemente do que se possa pensar, é você quem lidera a melodia. A tecnologia potencializa a sua intuição, conhecimentos e paixão. Ela é a ferramenta que amplifica suas habilidades!”

A proposta da OAB questiona o raciocínio daqueles que se imaginam antecipadamente derrotados por um futuro dominado pela inteligência artificial, que haveria de decretar o fim de todas as profissões e empregos. Se for assim, quem – afinal – poderá consumir a produção das fábricas automatizadas? Os robôs? Mais elegante, o vídeo que anuncia a Conferência explica que: - “Com você como maestro, a combinação única de elementos orgânicos e tecnológicos cria uma harmonia que redefine o futuro jurídico. A era moderna requer um novo tipo de profissional jurídico: aquele que reúne tradição e inovação. Que compreende que a lei é tanto uma ciência quanto uma arte. O advogado do futuro é o líder dessa transformação, moldando o presente para esculpir um futuro no qual a justiça é acessível a todos!

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, chama a atenção para a importância da presença do ministro André Mendonça como paraninfo. “Ter um membro do mais elevado tribunal do país é não apenas uma honra, mas uma oportunidade para enriquecer o debate e elevar o padrão da Conferência. O ministro Mendonça possui experiência e visão fundamentais para o entendimento dos desafios e oportunidades que a tecnologia e a inovação trazem para a advocacia.”

Perfeito! A considerar o que diz a Harvard Law School, o futuro da profissão jurídica é fascinante e promissor. A Inteligência Artificial atua como apoio aos profissionais humanos, e não como um substituto. Ser um excelente advogado vai além de um texto gerado por um algoritmo preditivo avançado. Tecnologias como o ChatGPT estão dominando a coleta e transformação de informações em conhecimento útil, mas ainda não conseguem superar os advogados nas habilidades interpessoais, comunicação empática, pensamento crítico e criativo, raciocínio estratégico e negociação. Para quem raciocina que o futuro da inteligência artificial é intrigante ou assustador - a depender da perspectiva - pode-se imaginar também um futuro de super máquinas a serviço de uma população de super humanos. Pois não?

* Andrey Cavalcante é ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também