Rondônia, domingo, 22 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 04 de Maio de 2014 - 10h35

A quem enganar?

Carlos Caldeira


A quem enganar?

Os vereadores de Porto Velho estão se superando a cada sessão. Desde a semana passada que eles passaram de simples pizzaiolos a verdadeiros atores de teatro de quinta categoria. Na quarta feira, 30/04, propositadamente, membros da comissão processante “vazaram” o que seria o teor do relatório final. Tudo não passava de teatro para desviar o foco da opinião pública para a grande armação do ano: A eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016.

Porque a eleição da mesa agora?


Sorrateiramente, no dia 19/04, dois grupos de interessados nos próximos acontecimentos da Câmara de Vereadores se encontraram em um restaurante afastado da cidade para traçar os “planos de ações”. Era o grupo do ex-prefeito Roberto Sobrinho, pensando na aprovação das contas de 2012 e que podem deixar o ex-prefeito inelegível para concorrer nas eleições de 2014, e o grupo do atual prefeito Mauro Nazif, interessado na entrega do relatório final da comissão processante que apura várias irregularidades em sua administração.

O que foi “acertado?”


Foi tudo devidamente combinado. O atual prefeito exigia que antes da eleição da mesa diretora fosse entregue o relatório, já que o mesmo vem trazendo não o que foi vazado, e sim o que realmente está no teor do documento. “Dr. Mauro é inocente de tudo e uma vítima!”, ainda não sabemos vítima de quê ou de quem, mas é o que está no relatório final. Do lado do Roberto Sobrinho, a reivindicação era “simples”: O próximo presidente seria o Jurandir Bengala, do PT, e o grupo que formaria com ele a nova mesa montaria uma verdadeira tropa de choque para aprovar as contas de 2012 que tem parecer do Tribunal de Contas, para não ser rejeitada.

E os prêmios?

Vereador Cabo Anjos (PSB), relator da comissão processante, será nomeado secretário da SEMDSTUR. Vereador Edmilson Lemos (PSDB), presidente da comissão, vai herdar a Secretaria de Regularização Fundiária (SEMUR). Só que o “presente” de Edmilson não tem nada a ver com fato de ele ser o presidente da comissão, e sim com a sua desistência de ser o cabeça de chapa para concorrer com o vereador Bengala pela presidência da casa.

Conclusão

A eleição da mesa diretora aconteceu da maneira como todos estavam querendo. Roberto Sobrinho emplacou Jurandir Bengala como presidente e Dr. Mauro conseguiu colocar Dr. Macário como vice. Resta saber agora como fica o restante do acordo, já que o presidente atual, Alan Queiroz (PSDB), mesmo já tendo usado suas prerrogativas por duas vezes para que a eleição só acontecesse na última sessão ordinária do ano, dia 22 de dezembro, cedeu aos “apelos” das partes envolvidas na eleição da mesa. Agora ele vai ter que se virar para colocar em pauta na ordem do dia o aguardado relatório final da comissão processante com o já anunciado parecer, inocentando Mauro e todos os seus secretários envolvidos nas irregularidades apontadas por esse colunista.

E os candidatos em 2014?


Bengala (PT), presidente do biênio 2015/2016, é candidato a Deputado Estadual. Se ele for eleito, como fica? Dr. Macário (vice) também é candidato a estadual. A primeira secretária Ana Negreiros, idem! O futuro secretário da SEMUR, Edmilson Lemos, também é candidato, se ele assumir, automaticamente ele não pode concorrer. Ou seja, os interesses escusos do ex e do atual prefeito, podem transformar o parlamento mirim em mais uma vergonha para os munícipes.
É assim!


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions