Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 14 de Abril de 2009 - 10h11

A semana do mototaxi - Por Daniel Pereira

Daniel Pereira


A semana que está terminando ficou marcada pela luta daqueles que pretendem se instalar em Porto Velho como prestadores de serviços de mototaxi.

O serviço de mototaxi é um transporte alternativo que está presente hoje em quase todas as cidades de Rondônia. De Cerejeiras à Guajará - Mirim é possível utilizar dos serviços de mototaxis.

Além dos mototaxis, também pretendem se instalar em Porto Velho os perueiros, que realizam transportes alternativos com kombis e vans, comuns na vida das cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras.

A existência de tais situações é a constatação do quadro caótico do transporte coletivos presentes em nossas cidades, não sendo diferente em Porto Velho.

Hoje, por exemplo, um morador do Bairro Socialista, querendo se deslocar para o centro da cidade de Porto Velho, tem duas opções de transportes à disposição: ônibus ou táxi.

Se optar pelo ônibus terá que fazer um percurso de várias horas até chegar ao centro da cidade. Gastará dois reais e cinqüenta centavos e perderá uma manhã ou tarde de trabalho. Se a opção adotada for o táxi, a demora será menor, mas o custo será aproximado a quinze reais, valor impraticável para a maioria da população.

Se prosperar o serviço de mototaxi, o deslocamento, além de mais rápido, não custará mais de três reais. Conclusão: a população de menor poder aquisitivo abraça a opção do mototaxi como meio de transporte. Se for feita uma pesquisa de opinião com a maioria da população de Porto Velho se verificará que a idéia de instalação dos serviços de mototaxi vencerá de goleada.

Não obstante a vantagem do custo e a rapidez dos deslocamentos é preciso perguntar qual a segurança para os usuários que optarem pelos serviços de mototaxi. Hoje ocorrem acidentes envolvendo carros, motos, bicicletas e pedestres em cada esquina de nossa cidade. A maioria dos acidentes envolve motos, com conseqüências drásticas para seus condutores e caronas. Diante de tal quadro perguntamos como fica a segurança dos usuários do serviço de mototaxi.
Como se observa, não é uma questão de fácil equação. Fica evidente que os serviços de transportes urbanos de Porto Velho são caros, ineficientes e lentos. A presença de mototaxis ou de outras formas alternativas de transportes coletivos não serão debelados meramente através de ação policial. Somente a oferta serviços de transporte públicos de boa qualidade e financeiramente acessível a todos trará paz e segurança no trânsito de Porto Velho.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions