Rondônia, terça-feira, 20 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 07 de Novembro de 2018 - 14h51

A valorização da advocacia

por Gérson Costa


A valorização da advocacia

Em poucos dias, advogados de Rondônia vão as urnas escolher seus novos representantes. Os membros das duas chapas inscritas estão em campanha há meses, uma notadamente defendendo propostas concretas para valorizar o profissional da Advocacia, sob forte ataque, como a inclusão da tecnologia para garantir a melhor prestação ao Jurisdicionado. Uma das concorrentes assumiu o papel de oposição, mas está clara sua dissidência, por não concordar com a escolha dos componentes da chapa apoiada pelo atual presidente Andrey Cavalcante.

O seu grupo perde tempo atacando os atuais gestores, falando em falta de transparência, usando o espaço aberto pela mídia e os colegas advogados em seus escritórios para diminuir o trabalho da atual diretoria. O curioso é que a líder da chapa é a atual vice-presidente da Ordem e após um exasperado bate-boca em plena sessão do Conselho decidiu caminhar sozinha com seu projeto individual de poder.

Há outras questões mais importantes a tratar e com urgência. A Advocacia está sob ataque. Pesquisas de opinião indicam a perda da credibilidade no advogado agravado pela associação à figura do cliente. O Judiciário e o Ministério Público contam com tecnologia de ponta para exercer suas atividades, enquanto o profissional não tem acesso a essas ferramentas, prejudicando o maior interessado na Justiça: o jurisdicionado. Aos jovens advogados, não se dá o direito a inserção no mercado da forma correta, causando dissabores logo nos primeiros meses da Advocacia.

A chapa Advocacia em Primeiro Lugar trata exatamente desses pilares. Liderada pelo advogado Elton Assis, hoje Ouvidor Nacional do Conselho Federal, o grupo apresenta proposta concreta de melhoria ao profissional, passando pela valorização do trabalho, defendendo o respeito ao advogado, e o uso de ferramentas de tecnologia para garantir a melhor prestação jurisdicional. Elton está há 26 anos exercendo exclusivamente a advocacia; ganhou respeito dos colegas porque sempre foi aberto ao diálogo, sem fugir do embate, quando necessário. Nessa diretoria, ajudou o presidente Andrey a construir o melhor caminho aos novos advogados seja em escritórios individuais ou em sociedade. Com a experiência obtida em outras seccionais, Elton pretende acabar com um grande gargalo na OAB rondoniense que é a inadimplência, sem prejuízo aos colegas, mas através de fórmulas de sucesso como em Pernambuco.

Em recente entrevista, Elton falou de sua preocupação com o futuro dos jovens advogados, propondo ir até as faculdades ajudar o acadêmico de Direito no planejamento estratégico de gestão. A ideia central, segundo ele, é continuar a defender e cumprir o papel da defesa da Cidadania e da Constituição Federal com um olhar voltado ao advogado. “Nossa profissão está sob forte ataque, precisamos fortalecer o advogado que tem diariamente em seu cotidiano uma dificuldade nova que precisamos enfrentar para desempenhar nossas funções; precisamos de uma OAB forte e firme na defesa da nossa profissão”, disse ele.

Sem dúvida, Elton tem capacidade para liderar essa OAB forte e pujante, sem temer ou pedir afastamento de algum conflito porque tem interesses por trás de sua atuação. Basta uma pesquisa sobre seu trabalho como Ouvidor e conselheiro federal em Brasília para comprovar sua aptidão para o cargo.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/a-valorizacao-da-advocacia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions