Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 09 de Março de 2014 - 09h17

Acir ao Governo

Gérson Costa


Acir ao Governo

Ganhou forte repercussão nesta semana uma informação de bastidores sobre a eventual desistência do governador Confúcio Moura (PMDB) ao segundo mandato. O PMDB indicaria o vice do atual senador Acir Gurgacz (PDT) e a chapa daria a vaga ao Senado a ex-senadora Fátima Cleide (PT), assegurando um acordão entre PMDB/PT/PDT, apoiado ainda pelo PSB dos prefeitos Mauro Nazif (Porto Velho) e Jesualdo Pires (Ji-Paraná). Confúcio já disse a Rede TV, emissora da família Gurgacz, que sua desistência a reeleição não passa de fofoca de quem quer desestabilizar seu Governo. Mas se tratando de Confúcio Moura, nada é definitivo. 

Pacto político

A possível ascensão do senador Acir Gurgacz ao Governo dá a população de Rondônia uma alternativa neste cenário político conturbado de Rondônia. No Senado, Acir foi articulado e diligente na busca de recursos para o Estado junto ao Orçamento da União. Diferente do “ficha suja” que tenta o Governo, dizendo que “só teve um processo na vida” e justamente o de compra de votos, Acir provou que é possível mandar emendas e fiscalizar a sua aplicação na totalidade.

Raupp na mídia

O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, ocupou o noticiário político dos grandes jornais do País no final de semana. Ele atuou como porta-voz do partido para informar a imprensa sobre a rebelião interna da legenda, movimento lançado a partir do Rio de Janeiro, Maranhão e Ceará para acabar com a aliança com o Partido dos Trabalhadores e, doravante, não apoiar a reeleição da presidente Dilma. O ex-presidente Lula, segundo o jornalista Gerson Camarotti da Globo News, telefonou para Raupp e pediu ajuda para conter os ânimos dos rebelados e retomar as conversações com os aliados.

Raupp e a transposição

O senador Raupp bem que poderia aproveitar esse momento de crise entre o PMDB e o PT para pedir ajuda a Lula e aos interlocutores da presidente Dilma para acelerar a transposição dos servidores públicos de Rondônia, emperrada no “limbo” dos juristas da Advocacia Geral da União. A esperança dos trabalhadores é o processo sair do emaranhado jurídico e a admissão aos quadros federais sair pela decisão política. Raupp e o PMDB, pelo que vimos nos noticiários nacionais, é mais próximo do Planalto do que os deputados petistas Padre Ton e Anselmo de Jesus, mais preocupados com o projeto de poder do PT do que com a transposição dos servidores.

Alex Testoni fora

Comentário de uma alta liderança do PSD sobre a saída do prefeito Alex Testoni da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste: “É por essa falta de comunicação é que o prefeito vai se distanciado do projeto de candidatura própria”. Alex surpreendeu a todos, inclusive a vice-prefeita Joselita Araújo (PMDB), ao pedir afastamento por 180 dias do cargo. Alega motivos pessoais, mas pelas informações de pessoas próximas, ele está mesmo interessado em iniciar suas operações comerciais nos Estados Unidos. O prefeito, aliado do governador Confúcio Moura, também não aguentava mais as pressões para não concorrer ao Governo.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions