Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 03 de Junho de 2008 - 23h42

AMORIM APRESENTA PROJETO PARA ANISTIAR MENSALEIROS, INCLUSIVE JOSÉ DIRCEU

Gérson Costa


Amorim tenta ressuscitar...

A carreira política do deputado federal Ernandes Amorim (PTB), sem dúvida, é marcada pela polêmica sobretudo quando trata-se da extração de recursos naturais. É um dos poucos parlamentares a denunciar o início da internacionalização da Amazônia com o leilão de um grande pedaço de terra na Floresta do Jamari. Mas no apagar das luzes de 2007, Amorim tascou uma pérola na Câmara dos Deputados ao apresentar projeto de Lei concedendo anistia aos ex-deputados Roberto Jefferson (PTB), Pedro Correia (PP) e José Dirceu (PT). O trio foi cassado no famoso episódio do mensalão, que abalou o patrimônio ético e moral do Partido dos Trabalhadores no primeiro mandato do presidente Lula.

... Mensaleiros Dirceu, Jefferson e Correia

Amorim até apresentou justificativas para garantir o retorno de Dirceu, Jefferson e Correia à vida pública. Para ele, a legislatura passada optou por absolver a quase totalidade dos envolvidos com o suposto esquema do mensalão. Como renunciaram aos cargos, ganharam o direito de concorrer e, muitos, retornaram aos seus cargos, menos os três citados mensaleiros. O deputado de Rondônia acha uma grande injustiça impedir que Dirceu, Jefferson e Correia possam concorrer, entre os mais de ciquenta e cinco denunciados no escândalo. O projeto, pelo menos por enquanto, não andou.

Choro dos perdedores

O polêmico Neirival Pedraça lança pré-candidatura a prefeito pelo PMDB. Passar por cima da decisão do senador Valdir Raupp que chancelou a composição PT/PMDB, indicando o empresário Emerson Castro para o cargo de vice. No meio da confusão peemedebista, Edson Duarte e Hugo Granjeiro também reforçam suas pré-candidaturas. Os três querem levar a guerra para as convenções municipais marcadas para o final do mês. Dos 73 votos, Emerson Castro conta com mais de 60% para garantir a aliança com o Partido dos Trabalhadores. Pedraça e cia não passam de 10 votos. Restará ao grupo oposicionista choro e ranger de dentes.

Coveiro...

Embora tenha negado articulação para o Tribunal de Contas de Rondônia, a possível indicação do prefeito José Bianco chegou a ser aventada por um grupo interessado na “aposentadoria” do ex-governador. O governador Ivo Cassol (sem partido) foi consultado e rechaçou de pronto qualquer conversa sobre o assunto. O chefe do Executivo deve insistir na indicação do ex-secretário Salomão da Silveira, que já passou pelo setor de licitações do Estado. Quem se aposenta é o conselheiro Rochilmer Rocha.

Clima pesado

O clima esquentou de novo lá pelas bandas da Assembléia Legislativa nesta terça-feira. Não aconteceu a reunião para definir um dos últimos temas da chamada descentralização: a publicidade. Grande parte dos parlamentares não gosta do que vê e ouve sobre a Casa do Povo na tevê e no rádio. Os deputados querem indicar veículos de sua preferência para abocanhar parte da verba publicitária. E por falar na ALE, parece brincadeira, mas o próprio denunciante acabou preparando a “pizza” do “Caso Maurinho”.

E-mail: gerson@rondoniagora.com

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions