Rondônia, domingo, 9 de maio de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 20 de Abril de 2021 - 09h16

Aplicando a técnica Smart na elaboração de metas - parte final

por Pablo Marques


Aplicando a técnica Smart na elaboração de metas - parte final

Caro leitor do Rondoniagora, neste artigo finalizaremos a elaboração de metas com a técnica SMART idealizada por Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna. No artigo anterior trabalhamos as etapas: 1) específico e 2) mensurável. Neste iremos trabalhar as etapas: 3) atingível; 4) relevante e 5) temporal, e com isso fecharemos as cinco etapas da técnica SMART de elaboração de metas.

A terceira etapa da elaboração de metas na técnica SMART é a atingível. Nesta etapa é importante você definir uma meta exequível, ou seja, uma meta possível de ser realizada/alcançável. Todos desejamos obter resultados incríveis, mas precisamos ter em mente que nossas metas devem estar dentro de uma realidade possível de ser alcançada, no dito popular, “nossos passos dever ser no tamanho proporcional de nossas pernas”. Vale ressaltar que, ao definirmos uma meta que não seja possível de realizar/alcançar irá nos gerar frustrações o que nos deixará tristes e desmotivados, por isso devemos estipular metas de acordo com a nossa realidade o que facilitará suas realizações, sendo assim, possíveis de serem alcançadas.

A quarta etapa refere-se ao fato de que a meta precisa ser relevante, ou seja, importante. De nada adianta você elaborar uma meta seguindo as etapas corretamente (1 – específico; 2 – mensurável; e, 3 – atingível), se ao chegar na quarta etapa você estipular uma meta que não seja relevante para você. Ressalta-se que a meta precisa ser importante para o seu crescimento, seja ele pessoal ou profissional, e que seus resultados sejam positivos, se assim não for é melhor nem criar metas. Cada meta irá contribuir significativamente para a realização de objetivos maiores em sua vida, por isso que você precisa estipular meta que seja relevante em sua vida.

Aplicando a técnica Smart na elaboração de metas - parte final

A quinta e última etapa da técnica SMART e a temporal. Nesta etapa você precisa estipular um tempo para que sua meta seja realizada/alcançada. É importante que o tempo estipulado para realizar a meta seja proporcional a sua dificuldade de execução, neste caso você precisa ser coerente ao estipular o prazo de realização de sua meta e que esse prazo esteja dentro de sua realidade. Muitos desejam ter 1 milhão de reais, mas poucos estão dispostos a trabalharem todos os dias por um período mínimo de 10 anos para alcançar essa meta, pois querem ter 1 milhão de reais em 1 ano. Por isso, determinar o tempo em que sua meta será alcançada é de fundamental importância.

Querido leitor do Rondoniagora, fechamos as cinco etapas da técnica SMART na elaboração de metas, espero ter contribuído para que você possa elaborar suas metas e que elas sejam realizadas, pois cada meta em nossa vida representa um sonho, e o sonho realizado representa uma conquista/vitória, então desejo que seus sonhos sejam todos planejados e realizados.

* Pablo Marques é professor de Economia do Instituto Federal do Amazonas/IFAM


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions