Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 22 de Outubro de 2008 - 16h11

Artigo: A função de cada membro - por Clube da Bíblia

Clube da Bíblia


"... segundo a justa operação de cada parte...".

Efésios 4.16.

Na maioria das vezes, nos voltamos para falar sobre o excesso de atividades dos cristãos. Por outro lado, não podemos nos esquecer também da inatividade de muitos membros do Corpo de Cristo. Tanto um como o outro é prejudicial para a Igreja do Senhor.

O Espírito em sua maestria usa o exemplo do corpo humano para nos ensinar sobre a função de cada membro no Corpo de Cristo. Em I Coríntios 12 do verso 12 a 14 nos diz: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos".

Por que o Espírito afirma no verso 12 primeiramente que Cristo é um corpo formado por muitos membros? Cristo não é a cabeça do corpo da Igreja e nós os seus membros? Sim, mas seja o corpo, os membros ou a cabeça, tudo é Cristo. Tudo é dEle. Tudo vem por Ele, e tudo é para Ele (Romanos 11.36).

Somos individualmente membros do corpo de Cristo, mas um só corpo em Cristo (Romanos 12.5). Individualmente membros uns dos outros e coletivamente membros de Cristo (I Coríntios 6.15).

Cada membro tem a sua função: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função..." Romanos 12.4. Cada membro tem um dom, um ministério, uma função, mas tudo provém de Cristo.

Tudo é um presente, tudo é por graça; nada da escolha nem da capacidade do homem (João 3.27), tudo provém do alto: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" Tiago 1.17.

A nossa falta de entendimento tem nos feito andar em muitos erros; por ignorância ou por conveniência. Se assumirmos funções que são de outros membros estamos incorrendo em algo grave. Primeiramente porque um só membro não tem da parte do Senhor vários dons, ministérios e funções. Se estamos agindo assim, com certeza estamos atropelando a função dos outros membros do corpo de Cristo.

Com isto, será impossível fazer bem aquilo que não fomos capacitados por Cristo, e com certeza não estaremos cumprindo com presteza e esmero a nossa função verdadeira.

Mas também podemos incorrer no erro de estarmos inativos. Muitos não cumprem a sua função, seja por comodidade, ou porque dizem não saber a sua função.

Tanto um como o outro precisa conhecer em Cristo a sua função no corpo de Cristo, e para isto temos que tomar o caminho da cruz. Em qualquer circunstâncias o caminho é negar-se a si mesmo, tomar cada dia a sua cruz e segui-lo (Lucas 9.23).

Cada membro tem o seu dom e o seu serviço no Corpo de Cristo. Uns fracos, outros fortes. Uns honrosos e outros desonrosos. Para Deus todas as funções são importantes, porque não somos nós, mas Cristo.

Tudo o que não é de Cristo é nosso e precisa ser mortificado pelo Espírito, para que a justa operação de cada parte efetue o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions