Rondônia, terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 07 de Janeiro de 2008 - 10h29

BANZEIROS - Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

José Carlos Sá


DE VOLTA“Alô rapaziada, disseram que eu não vinha, mas eu cheguei ‘batido’!” Bussunda imitando Tim Maia na música “Mãe é mãe”.

++++
PORTOVELHÊS

Placa na Rua Quatro Ilhas, bairro Aponiã: “Faz massagem de desmintidura”. Haja costela...

++++
BILAU, O GATO

Considerado o alvo preferido de dez entre dez homens-bomba, o órfão de Benazir Butto, assassinada no Paquistão dia 27 de dezembro, Bilawal Butto, também é considerado “sexy” e “gato”, talvez pela pronúncia do prenome dele. Eu, hein?

++++
CURIOSIDADE

Quando o chefe de torcida organizada morre, tem que fazer um minuto de gritaria?

++++
EXEMPLO

Um exemplo a ser seguido pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica, casas lotéricas e outros lugares onde a paciência do cristão é testada nas filas. Li numa loja da Rua Jatuarana: “Ao se dirigir ao caixa favor ser breve para evitar as indesejáveis filas. À Gerência”. Tá vendo cliente? A culpa é sua.

++++
BATUQUE

Já está prontinho, esperando apenas a fixação de uma data para que a Fundação Iaripuna lance oficialmente o cd “Cantos e Encantos nos Terreiros de Porto Velho”. O disco traz em 15 faixas, saudações, hinos e louvações a entidades da Umbanda. Apenas achei a apresentação do trabalho intelectualizada demais.

++++
RECLAME

Ao ouvir um anúncio vinculado em uma emissora de rádio da cidade, voltei no tempo, ao final dos anos 80 quando a TV Rondônia colocava no ar um fundo preto e o locutor lia, circunspecto: “A família daquele que em vida chamava-se Fulano de Tal, comunica seu falecimento e convida parentes e amigos...”. O reclame atual diz: “Alô Porto Velho e beradão...”. A propósito, ouvi o anúncio em uma rádio FM que se diz o ‘ó’ do borogodó...

++++
QUEBRA-LINGUA

Se o “Ctrl C”, “Ctrl V”, já faz um estrago na Imprensa escrita, seja impressa ou eletrônica, imagina no radiojornalismo. Fico com dó dos locutores que a cada 30 minutos são obrigados a ler boletins tirados diretamente da Internet e colocados à frente deles. A língua do cara trava, e não é para menos. Linguagem de rádio – todos sabem – deve ser simples e objetiva.

++++
PENEIRA OU RALADOR?

A pista central da Avenida Jorge Teixeira, no sentido norte-sul, está toda esburacada. Com o tráfego pesado a qualquer hora do dia ou da noite, você escapa de um buraco e cai no outro, pois nem sempre tem espaço para desviar de todos. Acho que a ‘buraquice‘ é contagiosa, pois a pista no sentido contrário também está contaminada. Alô, seu Roberto, falei na Jorge Teixeira, pois é a entrada/saída da cidade, mas 90% das ruas e avenidas estão em situação semelhante.

++++
SELVA!

A floresta amazônica, não é segredo para ninguém, tem um poder de regeneração incrível, especialmente nesta época do ano. Pois é. Quem esteve no cemitério de Santo Antônio por ocasião do dia dos mortos e voltar lá hoje, pode ter uma surpresa. Um imenso capinzal tomou conta do Campo Santo.

++++
ANTES

Soube que antes do advento dos cemitérios particulares em Porto Velho, o cargo de administrador (ou diretor ou seiquelá, seiquelá) dos cemitérios municipais era disputado a tapas. O vereador que conseguia indicar o afilhado para o cargo era considerado do “peito” do prefeito. Também havia a cobrança de emolumentos, taxas, retribuições, espórtulas. Era uma atividade atrativa. Dizem que o atual responsável pela necrópole está pedindo ‘pelamordedeus’ para ser substituído e não aparece ninguém. Também...

++++
TRILHA – DISCO 2

A música que nos embala e inspira hoje é "Alma Nova”, Zeca Baleiro, para começar o ano tinindo de rosca!

++++
ECOS DO 4/1

Só uma questão de registro aos coleguinhas e colegões: 1 – Rondônia não foi elevado a Estado a partir do Território do ‘Guaporé’; 2 – Rondônia (ou Guaporé, ou seja lá o que for) nunca teve um governador chamado “Aluízio Leal”.

++++
ECOS DO 4/1 – 2

O que custava - a quem de direito - trocar as lâmpadas das luminárias da praça Presidente Dutra, que na noite de 4 de janeiro estava às escuras, iluminada apenas pelas luzes do palco de shows? Tudo bem que não tinha aquele ‘tantão’ de gente, mas os que foram prestigiar as apresentações mereciam tanto respeito quanto os espectadores que foram aplaudir os discursos das autoridades na manhã de sexta-feira.

++++
E NO PASSADO...

Outrora aquela praça, também conhecida como “Praça Vermelha” por concentrar movimentos reivindicatórios, tinha como atração uma fonte luminosa. Hoje nada.

++++
INFIÉIS

E a semana começa com a grande expectativa de quem será cassado e quem será inocentado no rolo dos infiéis partidários. Como diz o Samuel, tudo pode acontecer, inclusive nada, que é o mais provável.

++++
É, 2008 COMEÇOU BEM.
sajunior@rondoniagora.com

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions