Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

BANZEIROS - Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

Terça-feira, 04 Março de 2008 - 09:16 | José Carlos Sá


BANZEIRO



Um repiquete, daqueles parrudos, está vindo aí. Autoridades bolivianas emitiram alerta, pois chove muito no país do Evo Morales e o Rio Madeira vai receber um reforço considerável no volume de águas.

++++
FRASE

“I Love Tu”. Via MSN.

++++
DELE, QUEM?

Chamada de matéria policial, deixou dúvidas: “Encontra soldado dormindo em sua cama”. A cama era de quem?

++++
SINGELO

Está circulando a notícia que o INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia se prepara para repovoar rios do Amazonas, especialmente na região de Manaus, com peixes-bois (Trichechus inungui), que até bem pouco tempo estavam ameaçados de extinção. A primeira experiência será feita com dois peixes-bois machos sub-adultos. Pergunto duas coisas: dois peixes-bois machos reproduzem entre si? E aquilo que provocou a quase extinção do bicho (a fome), foi resolvida?

++++
HEIN?

Piada atribuída a mineiros, mas não precisa ir tão longe: “Uma pesquisadora do IBGE bate à porta de um sitiozinho perdido no interior de Minas. - Essa terra dá mandioca? - Não, senhora. - responde o roceiro. - Dá batata? - Também não, senhora! - Dá feijão? - Nunca deu! - Arroz? - De jeito nenhum! - Milho? - Nem brincando! - Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada? - Ah! ... Se plantar é diferente...”

++++
CONSELHOS

A FIERO altera sua estrutura e substitui as comissões temáticas pelos conselhos temáticos, que terão ação mais abrangente. No dia 28, em reunião da diretoria da Federação em Cacoal, tomam posse os presidentes dos conselhos temáticos de Meio Ambiente; Assuntos Legislativos; Micro e Pequena Empresa; da Infra-Estrutura; Política Econômica e Desenvolvimento; Responsabilidade Social; Cooperação Internacional e da Educação.

++++
ISENÇÃO

O setor moveleiro de Rondônia poderá ser beneficiado pela isenção do diferencial de alíquota do ICMS na aquisição de matéria-prima de insumos para a indústria. As empresas interessadas devem ser optantes pelo Simples Nacional e procurar a Agência de Rendas no município para requerer a inclusão no regime especial.

++++
HIDRELÉTRICA

Mais de quatro mil pessoas já se inscreveram para participar de um dos cursos destinados às dezesseis ocupações que serão necessárias para a construção da hidrelétrica Santo Antônio. As inscrições são recebidas em dez postos instalados em toda cidade. A diferença entre os documentos necessários à inscrição, depende da ocupação escolhida pelo candidato e se ele já tem ou não tem experiência.

++++
E...

... Falando nisso, está marcada para a sexta-feira da semana que vem, 14, uma manifestação do Movimento dos Atingidos por Barragens. Em Porto Velho, os não-atingidos também se manifestarão.

++++
ALÔ, QUEM?

Desde a tarde sábado existem cacos de garrafas de cerveja – provavelmente caídos de um caminhão – no cruzamento da Rua Jatuarana com a BR-364, na pista de acesso ao Eldorado. Alô, quem?

++++
MEMÓRIA

O senhor Nésio Almeida, que faleceu ontem, além de ter sido pai do jornalista Paulo Aires, também foi músico e maestro da banda da Guarda Territorial. No início da Banda do “Vai Quem Quer”, seu Nésio era um dos músicos que animavam a folia. Informações do alfarrabista Hokney França, meu guru.

++++
MEMÓRIA – 2

No “Leitura no Ônibus”, editado pelo Luiz Albuquerque, uma ligeira pincelada sobre as datas referentes à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Faltou o 4 de julho. Daqui a pouco vai sobrar pro Luiz...

++++
PENITÊNCIA

Após a cirurgia de cataratas, a minha mãe recebeu uma penitência. Impedida de ler, ela tem que se contentar em apenas ver televisão. Coitada.

++++
PRIMEIRA HORA

Desconsiderando o mote de que deixamos tudo para a última hora, o saite da Receita Federal ficou congestionado ontem, no primeiro dia para entrega de declarações do Imposto de Renda e o Leão lambeu os beiços.

++++
ERRADO

O avião que caiu domingo no Rio de Janeiro teria sido abastecido com combustível errado. Mas isso é muito comum. Conheço gente que coloca álcool no carro a gasolina (não é flex) ou água em caminhonete a diesel.

++++
EURECA!

Um e’x’perto engenheiro de tráfego de São Paulo (capital), analisando o caos que é o trânsito paulistano, se saiu com essa: “O problema é que adotamos o transporte individual. Precisamos investir no transporte coletivo”. PQP! Porque não pensamos nisso antes. Seu JK, o senhor pisou na bola.

++++
PRÓLOGO

Estes Banzeiros vêm espalhando ondas e marolas há algum tempo. Muitos comentários que faço, especialmente sobre o que é publicado na Imprensa, são considerados como ofensas pessoais, o que não era o objetivo. Talvez pelo tipo de linguagem que uso, conotativa, subjetiva, sei lá... Agradeço ao Tadeu Itajubá, ao Rubinho, ao Rubson Luiz, ao Chico Lemos e Carlão Sperança, ao Gerson, ao Eliânio e à Ivonete, enfim a paciência de todos. Encerro aqui estas mal traçadas – e bota mau nisso – linhas. Nos vemos por aí. Ou não.

++++
ZÉ FINI.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também