Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 20 de Janeiro de 2009 - 18h24

BLOG DA AMAZÔNIA - Balsa lança 28 mil litros de óleo diesel no Purus - Por Altino Machado

Altino Machado


Uma balsa da Companhia de Eletricidade do Estado Acre (Eletroacre) derramou 28 mil litros de óleo diesel no leito do Rio Purus, próximo da fronteira Brasil-Peru, após colidir com um banco de areia numa das regiões mais remotas do país.

O acidente aconteceu no município de Santa Rosa do Purus na quinta-feira, quando faltavam poucas horas para a balsa aportar com o carregamento de combustível que seria usado pela empresa Guascor do Brasil na geração de energia elétrica da cidade .

Devido ao isolamento da região, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, só tomou conhecimento quatro dias depois a partir de um comunicado da Polícia Federal. A Comissão de Gestão de Risco da Secretria de Meio Ambiente já foi deslocada para a fronteira, a mesma onde os índios isolados foram fotografados por uma expedição da Funai em maio do ano passado.

Além de agentes da Polícia Federal, estão na região homens da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, fiscais da Sema e do Instituto de Meio Ambiente do Acre. Eles sobrevoaram a região e vão avaliar os danos ambientais decorrentes do acidente.

- Nós sabemos que o óleo estava sendo transportado pela Eletroacre para a Guascor do Brasil. Abrimos procedimento administrativo e vamos conferir os termos do contrato entre as duas empresas para saber quem será responsabilizada pelo acidente. A Petrobrás nos cedeu equipamento de contenção para o óleo que vazou. Como o diesel é muito volátil, nossa estimativa é de que metade permanece nas águas do Purus - afirmou o secretário Eufran Amaral.

A Guascor foi contratada há 10 anos pela Eletroacre para gerar energia para todas as cidades do interior acreano. Como produtora independente, gera energia para 16 municípios através da operação de 13 centrais termelétricas.

A empresa negou envolvimento no derramamento de óleo diesel no Purus. Segundo a assessoria de imprensa, “a Guascor não é proprietária ou locatária de qualquer embarcação, e não realizou nem contratou ou tem qualquer responsabilidade sobre o serviço de transporte de óleo diesel, sendo a sua finalidade empresarial principal tão somente a geração de energia elétrica em localidades do Acre, bem como do Pará e Rondônia”.

Purus

O Rio Purus nasce nas colinas do Arco Fitzcarrald, situado na floresta baixa peruana dos departamento de Ucayali e Madre de Dios. Esse conjunto de cabeceiras representa um dos lugares mais inacessíveis do Peru.

O rio entra no Brasil pelo estado Acre, no município de Santa Rosa do Purus, passa pelo município de Manoel Urbano, e entra no estado do Amazonas pelo município de Boca do Acre, onde recebe as águas do Rio Acre. Segue pelo estado amazonense até desaguar no rio Solimões - nome do Rio Amazonas antes do encontro com o Rio Negro.

Com 3,7 mil quilômetros de extensão em território brasileiro, o Purus é considerado o último grande afluente da margem direita do rio Solimões. O rio vem sofrendo grande exploração antrópica (pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar) por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade.

O curso do Purus é caracterizado pelo aspecto meândrico e pela água barrenta, rica em sedimentos andinos, classificado como rio de água branca.



(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/blog-da-amazonia-balsa-lanca-28-mil-litros-de-oleo-diesel-no-purus-por-altino-machado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions