Rondônia, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 20 de Maio de 2017 - 11h29

Brasil - diálogo urgente!

Por Marcelo Thomé


Brasil - diálogo urgente!

O Brasil - cujo povo se notabilizou mundo afora como o mais cordial entre todos os povos - passa por um momento de acirramento de ânimos como poucas vezes se registrou na história. Penso que além de reformas em várias áreas da economia e da política, precisamos reformar a prática da cordialidade.

Precisamos restabelecer a nossa capacidade de diálogo.

Somos uma nação única, mas, de algum tempo para cá, fomos estimulados a agir como se fossemos vários países, em conflito dentro do mesmo território.

Isso é perigoso à nossa integridade.

Sempre tive a convicção que a modernização da legislação trabalhista traz como princípio a valorização do diálogo.

Na tentativa de compreender às opiniões contrárias, percebe-se, claramente, que a capacidade de diálogo vem se dispersando ao longo do tempo, dando lugar ao acirramento dos embates, revestidos cada vez mais de caráter ideológico.

É fundamental que restabeleçamos nossa capacidade de diálogo nas relações de trabalho e nas relações cotidianas mesmo, mas, sobretudo, entre as instituições, entre os poderes constituídos.

Temos de reencontrar a unidade nacional, como forma de superar nossas adversidades e fazer a transição política sem maiores solavancos.

O divisionismo ideológico só interessa aos que não desejam a unidade do Brasil como Nação.

Como empresário e representante de uma entidade representativa do segmento industrial, acredito que devemos seguir trabalhando, buscando atingir metas e objetivos, mantendo o bom astral, resgatando a capacidade de dialogar – eliminando o antagonismo do ‘nós contra eles’, posto que somos uma Nação com características de unidade como nenhuma outra no mundo -, e fortalecer as instituições.

São as instituições que salvarão o país do abismo. Não os homens, como vem sendo demonstrado nos últimos anos.

Penso que é chegada a hora das cabeças pensantes brasileiras – independentes de preferências partidárias – se sentarem para estabelecer um novo sistema político. A política deve seguir seu caminho sem afetar os marcos regulatórios da macroeconomia.

Urge restabelecermos o diálogo ou essa grande nação chamada Brasil continuará navegando ao sabor dos interesses corporativos. E a quem isso interessa?

Certamente, não aos empresários e aos trabalhadores.

O autor é presidente da Federação das Indústrias de Rondônia e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RO


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions