Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 - 10h21

Casaco e pijama

RONDONIAGORA


Casaco e pijama

Apressado em classificar como “fofoca” sua eventual desistência da reeleição, o governador Confúcio Moura confirmou sim para amigos e assessores mais próximos o desejo de cuidar de sua fazenda e das finanças pessoais. A informação, divulgada no meio da semana pelo Rondoniagora, causou alvoroço na cúpula do PMDB, que estava mantendo o assunto em sigilo, enquanto busca um “Plano B”. A direção estadual do partido marcou para segunda-feira, dia 10, o prazo final para Confúcio Moura revelar sua decisão. E o veredicto será conhecido pela população, segundo explicou o senador Valdir Raupp.

Bem atento

O desenrolar do episódio da reeleição do governador é observada com muita atenção pelos parceiros. O PDT do senador Acir Gurgacz já declarou apoio incondicional ao novo projeto do chefe do Executivo, mas implicitamente deixou claro no material enviado a imprensa que gostaria de repetir a dobradinha vitoriosa com o vice-governador Airton Gurgacz (PDT). Pelas bandas do PMDB, dificilmente o cargo de vice será dado novamente aos pedetistas, já que há um acordo firmado para apoiar a reeleição do senador Gurgacz.

PSB na briga


Outro parceiro que está de olho na reunião do dia 10 é o PSB dos prefeitos Mauro Nazif e Jesualdo Pires. A legenda socialista bateu martelo com o PMDB e vai junto tanto na majoritária quanto na proporcional. O partido também busca a indicação do futuro vice, que deve ser o professor Miguel Câmara, atual secretário-adjunto da pasta de Administração da Prefeitura de Vilhena. Miguel é conhecido no Cone Sul e agregaria forças a reeleição do governador. Mas se Confúcio desistir, aí a conversa muda.

Disputa acirrada

A parceria PMDB/PSB/PDT coloca a briga pela Câmara dos Deputados bem apertada. O PMDB traz para a corrida a deputada federal Marinha Raupp, o deputado federal Amir Lando, o ex-deputado Lindomar Garçom, e o diretor-geral do DER, Lucio Mosquini. O PDT tenta emplacar a reeleição do deputado federal Marcos Rogério. E o PSB coloca a disposição os nomes do sindicalista Daniel Pereira e do atual secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolim.

Fala demais


Rômulo da Silva Lopes, ex-assessor do governador Confúcio Moura, disse o seguinte a um interlocutor: “Me abandonaram mas este ano falo tudo que sei”. O também ex-afilhado do governador anda ameaçando entregar o que sabe e que não contou a polícia e ao Ministério Público sobre o esquema no Governo, que não foi descoberto pela Operação Termópilas. Rômulo foi preso de madrugada no mesmo apartamento onde mora o governador de Rondônia.

Próxima vítima


É bom Rômulo saber que uma outra pessoa, também presa na Operação Termópilas, teve a casa invadida e revirada por um grupo armado. Essas pessoas estavam em busca de um documento, felizmente bem guardado nas instalações do Ministério Público de Rondônia.  

Auditoria Cidadã

Professora  Maria Lucia Fatorreli, autora do livro “Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados”, narra com precisão os números da dívida rondoniense com a União. O sindicalista Daniel Pereira, presidente do Sindsef, esteve participando de um seminário sobre o assunto em Brasília e vai propor na terça-feira, 11, ao presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho, a realização de uma auditoria independente nas contas do Estado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions