Rondônia, domingo, 22 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 25 de Abril de 2016 - 13h47

Ceplac cria vitrine tecnológica de mudas de alta tecnologia em Porto Velho

Da Redacao


A demanda internacional pelo consumo de cacau revigorou as ações da superintendência da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no estado de Rondônia para estimular o plantio utilizando mudas clonais de alta fertilidade e tecnologia para retenção de água no solo. O departamento de pesquisa do órgão implantou vitrines tecnológicas para demonstrar, através de ações práticas, o aumento da produtividade usando a forma correta de manipulação do cacau.

Na última semana, a Ceplac criou mais uma vitrine tecnológica. A fazenda Bem Te Vi, na zona rural de Porto Velho, recebeu 8 cultivares de cacaueiros com registro no Ministério da Agricultura que produzirão 600 plantas. O superintendente Cacildo Viana agradeceu o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater. Além da Bem Te Vi, os produtores poderão acompanhar o trabalho da Ceplac na 5ª Rondônia Rural Show, onde também há vitrine tecnológica de uma área de 40 metros por 30 metros de cacau consorciado com banana.

Na palestra para técnicos, estudantes e produtores durante a implantação da nova vitrine, o coordenador de assistência técnica da Ceplac, Alberto de Oliveira, fez um relato sobre a importância das cultivares de cacaueiros utilizando o produto hidrogel Hidroplan EB- condicionador de solo absorvente de água. O uso da substância diminui as perdas de água e nutrientes pelo chamado “lixiviação”, reduzindo a evaporação e garantindo menos frequência de irrigação.

O técnico Alberto Quintans fez uma demonstração de como se deve realizar o plantio das mudas – cultivares de cacau de alta produtividade, tolerantes a pragas e doenças – com a abertura da cova. Ele demonstrou a forma correta de colocar o hidrogel e ao final protegeu a planta com uma cobertura com palhas de palmáceas – para proteger a planta da insolação durante o período do verão – estilo “toca de índio”, de baixo custo e acessível aos produtores rurais.

Quintans acredita que a vitrine tecnológica na fazenda Bem Te Vi servirá de base para visitas técnicas de produtores rurais, bem como servirá de um banco de material genético composto por mais de 8 cultivares elites de cacaueiros, num total de 600 plantas, que irão fornecer hastes para futuros trabalhos de enxertia de cacaueiros no estado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions