Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 14 de Abril de 2016 - 15h52

Chocolateiras de Teixerópolis produzem linha agroecológica de achocolatados

Edmilson Rodrigues


Reportagem da revista VISÃO RONDÔNIA. JÁ NAS BANCAS

ANUNCIE: (69) 3225-9705

Um grupo de 23 mulheres agricultoras do município de Teixeirópolis decidiu ir à luta para formalizar uma associação que abrisse oportunidades de inovar e vantagens competitivas que as inserisse no mercado de negócios no segmento da agricultura familiar.

Elas apostaram na matéria-prima do cacau e buscaram capacitação e profissionalização indo a seminários e a várias excursões contando com apoio do escritório da Emater do município e da Ceplac/RO, e também participaram de oficina de empreendedorismo rural com técnicos do Sebrae/RO.

Em fevereiro de 2015, foi instituída a Associação de Agricultoras e Agricultores da Agricultura Familiar de Teixeirópolis-RO (AAAFAT), e hoje essas trabalhadoras rurais são conhecidas como as “Chocolateiras de Teixeirópolis”. Hoje, essas guerreiras do campo estão produzindo a linha agroecológica de achocolatados “Alimentos Premium” que inclui o salaminho de chocolate, castanhas caramelizadas, trufas, e produtos em pó sem conservantes, 100% natural.

A Associação das Chocolateiras reverte o lucro investindo em freezers, liquidificadores e material necessário para processar a amêndoa do cacau e transformá-la em delícias que, por enquanto, são comercializadas regionalmente. A edição da 4ª Rondônia Rural Show no ano passado foi a principal vitrine das chocolateiras e os resultados mostraram um horizonte muito promissor. A Associação também marcou presença na 5ª edição da Feira do Comércio e Indústria de JI-Paraná (Fecomind).

O município de Teixeirópolis produz anualmente 17 toneladas de cacau, de acordo com o último censo do IBGE, e se localiza a 32 quilômetros de Ouro Preto do Oeste que ainda produz muito cacau e a 50 quilômetros de Ji-Paraná, dois mercados consumidores que propagam os produtos da Associação que é presidida pela associada Ilma José Alves Lopes.

A boa notícia para as Chocolateiras de Teixeirópolis que coroa todo o esforço e dedicação veio no inicio deste mês, e trata-se da liberação de recurso na ordem de R$ 450 mil, de emenda parlamentar do senador Valdir Raupp (PMDB/RO), para a construção da sede de da agroindústria da AAAFAT, em terreno doado pela prefeitura do município.

De acordo com a extensionista social da Emater, Maria de Fátima Janones, que acompanha as atividades das chocolateiras de Teixeirópolis, a agroindústria projetada terá capacidade de processar 20 quilos de amêndoas por hora, transformando-as em barras de chocolate. Num projeto para ser incorporado mais adiante, a Associação de Agricultoras pretende produzir produtos de artesanato, corte e costura de aves, e ampliar o número de associadas.  

A Associação de Agricultoras de Teixeirópolis é um exemplo de união em torno de um objetivo que torna possível a promoção do desenvolvimento local através da reestruturação produtiva, agregando qualidade a produção, maior rentabilidade e a inserção dos pequenos agricultores familiares no mercado competitivo. 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions