Rondônia, domingo, 9 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 03 de Março de 2009 - 09h56

COLUNA BASTIDORES POLÍTICOS

Gérson Costa


Visita a jato

O presidente Lula mal vai parar no aeroporto de Porto Velho no dia 12 de março. Segue direto para o Acre, onde se reúne com fortes aliados petistas, inclusive Sibá Machado, que manda mais que os rondonienses nessa construção das usinas do Rio Madeira. Aliás, o Acre deve servir de exemplo da gestão petista no Norte do país durante a campanha da ministra-chefe da Casa Civil.

No ringue

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) já enfrentou adversários de peso durante sua caminhada política. Uma das mais combalidas foi com o governador Ivo Cassol (sem partido), mas como a política é igual a nuvem, hoje os dois são praticamente parentes. E, agora, essa alardeada briga com o clã Gurgacz também não vai durar muito. E Raupp, como sempre, sairá fortalecido com seu desempenho no Senado, ajudando os municípios, cacifando seu nome para 2010.

Metralhadora

Os Gurgacz, que sempre usam seus veículos de comunicação para atacar adversários, foram ferrenhos com o senador Expedito Junior (PR-RO) até pouco tempo atrás. Não passava um único dia sem uma espetada, uma nota desabonadora, enfim, cansaram e, agora, partiram para outras frentes de batalha. A grande verdade é que os Gurgacz sempre viveram à sombra do poder porque nunca nenhum de seus membros teve a competência de ocupar um cargo público de relevância. Acir, depois da passagem fugaz pela Prefeitura de Ji-Paraná, perdeu o Governo e o Senado.

Dor de cotovelo

O vereador Mário Sérgio (PMN) ficou irritado com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hélio Vieira, porque sequer foi chamado para discutir o projeto na Câmara para implantar noções de Direito nas escolas do município. O “dr. Helinho” preferiu contar com o apoio do vereador (suplente) José Wildes de Brito (PT). Também Mário Sérgio queria o que? Hélio Vieira é filiado ao PT e tem pretensões políticas e Wildes é da cúpula do Sintero, da qual o advogado e dirigente da OAB já auferiu os maiores honorários em sua carreira.

Céu de brigadeiro

O deputado estadual Tiziu Jidalias (PMDB-Ariquemes) é um empresário/político de sucesso. Batalhou para garantir a vaga de candidato no PMDB, mesmo com as recusas do ex-senador Amir Lando, que naquela época já o acusava de traição política, conseguiu chegar a Casa de Leis e, hoje, é o escolhido pelo governador Ivo Cassol (sem partido) para compor a chapa ao Senado em 2010. Seus negócios particulares também são extremo sucesso. Tanto que expandiu suas atividades empresariais por parte do Nordeste, vendendo motocicletas de grande e médio porte. Mas dizem que a grana que entrou para esses novos investimentos é oriunda de um grande investidor da Zona da Mata. Em tempo: Tiziu é presidente da famosa comissão criada para investigar a “corrupção” nos poderes.

Morte misteriosa

De vez em quando ouvimos falar de um crime bárbaro nos noticiários policiais e, dificilmente, os responsáveis são encontrados e punidos. É o caso, por exemplo, da morte do ex-senador Olavo Pires, movimentado com a lorota contada por um criminoso de Goiânia. No caso da morte da advogada Claudia Raffide Martins, insinuam alguns do meio sindical que um poderoso profissional dos tribunais estaria envolvido nesse crime. Tempos atrás ela traiu um dos maiores interessados na isonomia.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/coluna-bastidores-politicos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions