Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 10 de Novembro de 2008 - 14h31

Começa festival de cinema e vídeo ambiental em Porto Velho

Altino Machado


Começa hoje, em Porto Velho (RO), a sexta edição do Festcine Amazônia (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental). Tendo como tema “Não - A natureza não pode sair de cena”, a programação inclui debates, lançamento de livros, mostras competitivas e paralela. Ele acontece, simultaneamente, em espaços tradicionais e alternativos, como comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, terreiro de candomblé e até no circo.

Durante cinco dias, Porto Velho se transforma na capital do cinema e vídeo ambiental da região norte. Nesta edição serão homenageados os atores Antônio Pitanga, Chico Diaz e Letícia Sabatella pela importância de suas obras para o cinema brasileiro e pela contribuição na luta em defesa do homem e do meio ambiente.

- O Festcine nasceu há seis anos. Como tudo que é pioneiro, o seu começo foi difícil, cheio de percalços e dúvidas. Mesmo assim foi dada a largada. Seis anos se passaram, mas a filosofia continua a mesma: conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente através do cinema. A receita parece simples e fácil, mas não é - afirma Jurandir Costa, idealizador e organizador do evento.

O Festcine Amazônia está em fase de amadurecimento e começa a dar frutos. Após a edição anterior, foi realizado o Festival Itinerante, que percorreu dezenas de municípios, localidades longínquas, desceu o rio Madeira, chegou ao Acre e cruzou fronteiras em direção ao Peru e Bolívia.

- Nós temos procurado superar todas as dificuldades para cumprir a missão de levar o cinema e a conscientização ambiental às comunidades desta parte da imensa Amazônia - acrescenta Costa.

Troféu Mapinguari

Símbolo lúdico da defesa da floresta, o Mapinguari é o troféu cobiçado pelos competidores do Festcine Amazônia. O mapinguari é um animal lendário dos povos da Amazônia. É uma mistura de homem com um grande macaco que habita a floresta. Com pêlos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga. Existem histórias aterrorizadoras do monstro da floresta.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions