Rondônia, sábado, 18 de setembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 04 de Agosto de 2021 - 09h21

Compreendendo o comportamento do consumidor

(Restrição orçamentária e escolha do consumidor)
Por Pablo Marques


Compreendendo o comportamento do consumidor

Caro leitor do Rondoniagora, você já sabe que o comportamento do consumidor é mais bem compreendido sob três etapas defendidas por Pindyck e Rubinfeld (2002), que são: 1) preferência do consumidor; 2) restrições orçamentárias; e, 3) escolha do consumidor. No artigo passado falamos sobre a preferência do consumidor. Neste artigo iremos abordar as etapas sobre a restrição orçamentária e a preferência do consumidor, o que irá lhe ajudar a entender melhor como o consumidor se comporta.

Nossos desejos podem até serem infinitos, também podem nunca serem saciados, porém nosso orçamento (renda/salário) é limitado, nesse caso os consumidores terão que levar em conta os preços das mercadorias (bens e serviços) em comparação a sua renda. Ao inter-relacionar a preferência do consumidor com sua renda (que é limitada) a restrição orçamentária (segunda etapa defendida por Pindyck e Rubinfeld) irá determinar a quantidade de mercadorias que o consumidor poderá adquirir.

Por fim, a terceira e última etapa do comportamento do consumidor refere-se às escolhas do consumidor. Diante das suas preferências que serão limitadas por sua renda (restrição orçamentária), os consumidores poderão escolher as diversas combinações de mercadorias e suas quantidades (alimentos, vestuários, lazer/diversão, etc), objetivando sempre maximizar sua satisfação.

As combinações das quantidades de mercadorias que serão escolhidas pelo consumidor irão depender principalmente dos preços das várias mercadorias (bens e serviços) disponíveis. Vale ressaltar que neste caso o consumidor deve tentar ser o mais racional possível na sua escolha, para que não venha sofrer prejuízos no futuro, ou seja, consumir o que realmente tem necessidade.

Compreendendo o comportamento do consumidor

O leitor do Rondoniagora, pode se perguntar, mas por que é importante conhecer o comportamento do consumidor?

A importância em entender o comportamento do consumidor se dá pelo fato de haver a necessidade por parte dos empresários em compreender as escolhas do consumidor para poder auxiliar na identificação da demanda dos produtos, ou seja, ao identificar o comportamento do consumidor, sobre suas preferências, sobre o quanto estão dispostos a pagar para ter a mercadoria e por fim sobre suas escolhas, o empreendedor terá condições de saber qual a quantidade de produto a ser produzido e o seu preço de mercado, o que irá gerar uma expectativa por parte do empreendedor em investir mais em sua empresa, que por sua vez irá precisar de mais empregados para produzir mais, e produzindo mais irá gerar mais empregos e pagar mais impostos para o Estado, e com os impostos arrecadado o Estado terá mais condições de melhorar os serviços públicos, de saúde, educação, segurança e etc, com isso o ciclo de relação entre os agentes econômicos será fortalecido.

* Pablo Marques é professor de Economia do Instituto Federal do Amazonas/IFAM


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions