Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 21 de Março de 2016 - 22h42

Dia de campo aborda técnicas para cultivo da banana

Da Redacao


Extensionistas participam, na terça e quinta-feira (22 e 24 de março), de dia de campo sobre aspectos gerais para cultivo da banana, na Embrapa Acre (BR 363, km 14). O objetivo é apresentar tecnologias, práticas e conhecimentos para incrementar o cultivo de banana no Acre. 

O evento, realizado pela Embrapa e Governo do Estado, terá a participação de técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Estado de Produção Agrícola (Seap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). 

A capacitação mostrará as vantagens das variedades Thap Maeo, Japira, Pakovan Ken, Preciosa e Phia Maravilha, resistentes à sigatoka-negra, principal doença da bananeira.  Os participantes também vão conhecer aspectos que vão desde a escolha da área para cultivo até os cuidados na pós-colheita, passando por características do manejo do bananal, principais pragas e doenças. 

Sigatoka-negra

Bastante utilizada em pratos da culinária regional, a banana comprida é extremamente susceptível à sigatoka-negra, doença que provoca perdas de até 100% na produção. Para driblar esse problema, pesquisadores da Embrapa desenvolveram um método de controle com aplicação de uma pequena quantidade de fungicida na folha da bananeira, que age como uma espécie de "vacina" e protege a planta do fungo causador da sigatoka-negra. 

Esse método será apresentado para os extenciosnistas durante o evento. Agricultores familiares do Acre já adotam a tecnologia e comemoram aumento de 35% na produção. A experiência começou há três anos, por meio do projeto "Transferência de alternativas tecnológicas para convivência com a sigatoka-negra em bananeiras", executado pela Embrapa em propriedades rurais de Acrelândia e Plácido de Castro. 

Em bananas do tipo prata, os ataques da sigatoka-negra foram contornados com o uso de variedades melhoradas em substituição às bananas comuns, mas não havia ainda uma solução para a banana-comprida. 

"Instalamos Unidades Demonstrativas em diversas propriedades rurais e os resultados chamaram atenção tanto em relação ao nível de sanidade dos cultivos quanto à produtividade. A incidência da doença caiu para menos de 10% das plantas e os frutos se desenvolveram melhor, resultando em cachos com até 40 quilos, três vezes a média de peso obtida em plantios da região", destaca a pesquisadora da Embrapa Acre, Sônia Regina Nogueira. 

Serviço: 

CURSO: Atualização na cultura da banana

LOCAL: Centro de treinamento da Embrapa Acre

MUNICÍPIO: Rio Branco/AC

PERÍODO: 22 a 24/03/2016 

HORÁRIO INICIAL: 8:30 horas

REALIZAÇÃO: Embrapa Acre e Governo do Acre (Seaprof, Emater, Seap e Idaf)


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions