Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 02 de Maio de 2016 - 18h57

Dia de Campo de Banana acontece dia 6 de maio em Porto Velho

Renata Silva


A Embrapa Rondônia realizará o Dia de Campo de Banana no dia 6 de maio, a partir das 8h30, a 6,5 km do distrito de Nova Mutum – Porto Velho, sentido Acre, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jirau. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local do evento. O público alvo são agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de ciências agrárias e agentes de fomento, mas o evento é aberto também à participação de todos aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre a banana, fruto amplamente consumido em todas as camadas da sociedade. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local do evento.

Serão apresentados aos participantes os resultados obtidos na área experimental de banana da Embrapa, implantada no reassentamento rural coletivo Vida Nova. O evento conta com a parceira da Associação local, Emater-RO, Semagric, Seagri e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). O público terá acesso a todo o sistema de produção de banana, com destaque para as cultivares, práticas de manejo da cultura e o controle de pragas e doenças. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Davi Oliveira, “o objetivo é levar ao conhecimento do público novas tecnologias, mas também sensibilizar para práticas já consolidadas, com grande impacto na produtividade da cultura, mas ainda pouco utilizadas pela maioria dos produtores”, destaca. 

A ação faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO) e das Áreas de terra Firme de seu Entorno, uma parceria entre Embrapa Rondônia e a ESBR. A importância deste projeto vai além do atendimento da comunidade local, explica o engenheiro agrônomo Davi Oliveira. Segundo ele, a região de Porto Velho tem potencial para a produção de frutas como a banana e outras que tem mercado aberto em Rondônia e Acre, podendo beneficiar produtores, comerciantes e o consumidor, que terá acesso a um produto com qualidade e produzido localmente. 

A Embrapa está testando 27 genótipos de banana em comparação com variedades tradicionais. O objetivo é identificar e validar os mais adaptados às condições de Porto Velho para recomendá-los ao setor produtivo (profissionais e produtores). Os materiais testados se destacam pela resistência à sigatoka negra e ao mal do Panamá, duas das principais doenças que acometem a cultura, inviabilizando a produção em muitas áreas. 

 “Atualmente frutas como a banana, que é produzida no estado, não consegue atender a demanda, sendo necessário importar o restante de outros estados. Então, as pesquisas que vêm sendo realizadas pela Embrapa Rondônia nesta área buscam desenvolver produtos com boa aceitação e potencial de desenvolvimento na região, oferecendo aos produtores cultivares e informações estratégicas para que possam melhorar a produção e, consequentemente, a renda”, explica Davi Oliveira. 

Produção e consumo da banana em Rondônia

A banana exerce papel importante na economia local. Em Rondônia são cultivados cerca de 7,6 mil hectares (ha) de banana, com uma produção de quase 79 mil toneladas da fruta e produtividade média de 10,2 kg/ha. São dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – IBGE, na safra 2014/2015, que também aponta que os principais municípios produtores desta fruta no estado são Porto Velho, Buritis, Cacoal e Jaru que, juntos, responderam por 53,3% da quantidade produzida e por 51% da área colhida na precitada safra. As principais variedades plantadas em Rondônia são: banana-da-terra (banana de fritar), maçã, prata e nanica. 

Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008/2009 – IBGE) indicam um consumo de 6,87 kg per capita (aquisição domiciliar e consumo fora do lar)abaixo da média nacional. Vale ressaltar que Rondônia consome também banana oriunda dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Acre.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/dia-de-campo-de-banana-acontece-dia-6-de-maio-em-porto-velho-105373)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions