Rondônia, terça-feira, 15 de junho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 06 de Janeiro de 2021 - 16h31

É você quem vai inovar e fazer 2021 diferente

por Márcio Melo Nogueira


É você quem vai inovar e fazer 2021 diferente

Concluído o balanço, tenho a certeza de que 2020 veio para reafirmar meu propósito na carreira. Fez com que me reconectasse com a essência da advocacia na sua capacidade de transformação da vida e da sociedade. Ao refletir sobre o ano que passou e o que vem pela frente, encho-me de gratidão e carinho por quem esteve comigo nessa jornada.

Foi difícil, mas também um ano em que aprendi a ser vulnerável – uma descoberta que é agora a fonte da minha coragem. Pois é exatamente com essa coragem que te convido a encarar 2021 olhando principalmente para dentro. Você já tem a capacidade de criar, de construir, de desafiar as fronteiras do que está posto e de inovar. Basta começar.

É dessa energia renovadora que a advocacia e cada um de nós precisa. A pandemia exacerbou os efeitos de transformações estruturais que nos oprimem e debilitam no exercício da profissão. Contudo, precisamos agir nas causas e não nos efeitos.

Devemos enfrentar a realidade desse novo mundo digital e tecnológico, sair do lugar comum. A advocacia não passaria de um ano para o outro sem se submeter a dúvidas profundas, porque é isso o que tem ocorrido com a sociedade e com nós todos, individualmente. São os nossos próprios conceitos de convivência, de rotina, de hábitos, de relações sociais, profissionais e ambientais que andam em questão.

O meu propósito na carreira, por exemplo, eu o encontrei, com clareza e força imparável, faz pouco tempo – 2020 veio para reafirmá-lo. Sempre quis estudar Direito, ser advogado, assumir as primeiras causas, obter os primeiros êxitos, conquistar novos clientes. Foi uma jornada muito gratificante até dado momento, quando passei a me sentir desgostoso com o trabalho, a percebê-lo unicamente como uma sucessão de prazos e boletos a pagar.

Só consegui compreender o que de fato me move ao servir à advocacia na OAB Rondônia. Esta experiência voluntária e não remunerada me fez reconectar com o essencial, ou seja, a transformação que podemos causar nas vidas das outras pessoas. Colocar o nosso talento a serviço da transformação do entorno, da comunidade, das pessoas que compartilham a existência conosco. E ser reconhecido por isso.

Eu me realizo ajudando as pessoas a descobrirem seus talentos e como aplicá-los para transformar vidas. Mas, principalmente, eu me realizo juntando pessoas em torno da realização de seus propósitos e ajudando-as a viver o ciclo da vida virtuosa. Esse é o ofício que tenho exercido na OAB/RO e no Rocha Filho Advogados. E tudo o que tem dado certo sob a nossa liderança é fruto do crescimento pessoal dos envolvidos, que se reconhecem nesses ambientes como parte de uma comunidade que as reconhece individualmente.

Por tudo isso decidi, com a alegria do dever cumprido, concluir a minha participação à frente da Comissão de Defesa das Prerrogativas na OAB/RO. Sigo na Secretaria-geral, mas a partir de agora dedicado à causa da inovação na advocacia. Quero construir com vocês o ADV.lab, um laboratório voltado a promover a cultura da inovação entre nós. Vamos estabelecer pontes entre os jovens e os mais experientes para percebermos os passos que precisamos dar no sentido de fortalecer a advocacia. Não se trata apenas de hardwares e softwares, mas de posturas, de relações, de processos internos e produtos, do modo como encaramos nossas responsabilidades, o nosso futuro. A hora é de colocar para fora todo o desejo de transformação que está dentro de você.

* Márcio Melo Nogueira é secretário-geral da OAB/RO


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions