Rondônia, sábado, 15 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 15 de Março de 2016 - 15h48

Embrapa Rondônia encerra Dias de Campo de Soja

Da Redacao


A Embrapa deu início aos tradicionais Dias de Campo de Soja em Rondônia no dia 23 de fevereiro e encerra a ação nesta terça-feira, 15 de março, em Porto Velho. O evento é gratuito e as inscrições são feitas a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia – BR 364, km 5,5, onde ocorrem as atividades. São uma sequência de dias de campo de soja em três regiões do estado, onde produtores, técnicos e estudantes têm a oportunidade de conhecer diferentes cultivares de soja (convencional e transgênica) desenvolvidas pela Embrapa e avaliadas no estado, obter informações sobre o manejo da cultura e controle de pragas e doenças. Com os eventos nestes diferentes locais é possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares de soja da Embrapa nas diferentes regiões do estado.

Uma das novidades deste ano é a apresentação do Sistema Cultivance®,  tecnologia que contém a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no País. O Sistema Cultivance® combina cultivares de soja geneticamente modificada e com grande potencial produtivo ao uso de um herbicida com amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas de difícil controle, configurando, assim, um novo sistema de produção. O resultado dessa parceria é uma opção inovadora para os produtores brasileiros, que passam a contar com esse novo sistema de manejo.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, o custo de produção da soja tem aumentado, e os altos preços dos insumos  adquiridos pelos produtores na safra 2015/16 é reflexo disso. Desta maneira o produtor precisa evitar erros, que podem significar grandes prejuízos. Torna-se, portanto, cada vez mais necessário o uso de cultivares adaptadas à região de plantio, potencializando bons resultados, produtividade e maior lucratividade ao sojicultor. "A apresentação de cultivares adaptadas às regiões de Rondônia e com características que atendem as demandas dos produtores poderão ser observadas pelo público, podendo ser determinante para a escolha das cultivares que serão utilizadas pelo produtor na próxima safra", explica Botelho.

A soja em Rondônia

Segundo dados do levantamento de fevereiro de 2016 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve um aumento de 5,8% na área plantada de soja em Rondônia para a safra 2015/16. Além disso, em Rondônia o grão possui produtividade média de 3.166 kg/ha (Safra 2014/15), superior à média nacional que foi de 2,998 kg/ha na mesma safra. De acordo com Botelho, enquanto na região do Cone Sul do estado as áreas de soja já estão consolidadas e os produtores estão em busca de cultivares que potencializem a semeadura da safrinha (segunda safra com milho, sorgo, girassol e outras culturas) em épocas mais propícias para obter maior produtividade, as regiões Centrais e Norte de Rondônia estão em expansão. "Anualmente há novas áreas onde está sendo introduzida a cultura da soja e isto faz com que a escolha de cultivares adaptadas e adequadas para cada situação seja uma etapa que impactará significativamente nos resultados finais e na lucratividade", argumenta Frederico, comentando que nestas últimas regiões, a soja está sendo introduzida em áreas de pastagem degradada, recuperando áreas sem avançar sobre a floresta.

Parceiros

Os Dias de Campo de Soja 2016 são uma realização da Embrapa Rondônia, contam com o patrocínio da Sementes Quati, Agropel Sementes, Ypameri Sementes, SOESP – Sementes Oeste Paulista, FMC, Central Agrícola, Bayer CropScience, Nufarm,     BS&A – Bolsa de Sementes e Agronegócios e Dimicron. Conta ainda com o apoio do Programa Soja Livre, do Instituto Federal de Rondônia e da Idaron.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/embrapa-rondonia-encerra-dias-de-campo-de-soja)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions