Rondoniagora.com

Rondônia, 06 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Artigos

Embrapa Rondônia fortalece parceria com instituição de ensino

Quinta-feira, 31 Março de 2016 - 14:38 | Renata Silva/ Embrapa


Na manhã de quarta-feira, 30, a Embrapa Rondônia realizou a entrega de um veículo, em comodato, para a Escola Família Agrícola Itapirema, de Ji-Paraná. O objetivo é oferecer condições para que as atividades em parceria entre as duas instituições possam ser realizadas da melhor maneira possível. “O veículo possibilitará o deslocamento dos professores para a participação em treinamentos e acompanhar de maneira mais efetiva a aplicação das tecnologias nas unidades de produção dos alunos, com visitas periódicas”, explica o chefe de Transferência de Tecnologia, Frederico Botelho.

O veículo foi adquirido por meio de articulação da Embrapa Rondônia com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), solicitando o apoio para viabilizar a implementação de importantes ações que irão contribuir para a formação técnica dos alunos da escola e, consequentemente, contribuirá para o desenvolvimento rural sustentável e para a melhoria da renda dos agricultores familiares. “Para nós essa aquisição é importantíssima, vai permitir o deslocamento e o acompanhamento das ações no campo mais de perto. Com certeza fortalece nosso trabalho e potencializa os resultados das nossas atividades”, afirma a presidente da Associação Promocional da Escola Família Agrícola Itapirema de ji-Paraná, Roseli Pereira.

A parceria entre a Embrapa Rondônia e a EFA existe desde 2012, quando foi firmado um contrato de cooperação técnica para fortalecer a relação interinstitucional e aprimorar a qualificação técnica dos alunos em complementação à metodologia de ensino praticada pela instituição. Foram realizadas diversas ações junto à EFA Itapirema, como a implantação de Unidades Demonstrativas, cursos, visitas técnicas, aulas práticas entre outras atividades que foram sendo agregadas e que continuam sendo realizadas.

Atualmente as ações têm como foco um modelo de qualificação prático e teórico, sobre os principais sistemas de produção da agricultura familiar de Rondônia, café e leite. Este modelo propõe a capacitação dos professores para que possam orientar e acompanhar a implantação e condução de unidades demonstrativas de café e leite em propriedades de alunos selecionados para participação nesta proposta, podendo aprimorar seus conhecimentos e aplicando-os na prática da adoção em sua própria unidade de produção. “São ações que estamos buscando para fortalecer a parceria com as instituições de ensino e promover a multiplicação dos conhecimentos e tecnologias para a sustentabilidade da agricultura familiar”, conclui o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News