Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 02 de Junho de 2016 - 14h03

Estudantes de administração discutem perspectivas e desafios do agronegócio em RO

Da Redacao


O agronegócio foi discutido na noite desta quarta-feira (1°) durante o seminário “Expo Porto – Agronegócio: Perspectivas e Desafios” organizado por estudantes do sétimo período de administração da Faculdade Porto, em Porto Velho. A idéia, segundo a organização, é compartilhar e multiplicar conhecimento a respeito do assunto, uma das bases da economia de Rondônia. Participaram do evento representantes da Embrapa, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Banco da Amazônia, Laticínios Fresquinho e do Juninho Café.

Segundo o estudante Guilherme Tadaki, o evento busca a aplicação de ferramentas aprendidos durante o curso, além de abrir portas para eles no mercado de trabalho. “Já pegando gancho da Rondônia Rural Show e queríamos trazer isso para a área acadêmica. O projeto surgiu de uma programação da disciplina da professora Márcia. E queríamos trazer esse assunto para os estudantes, mostrando que é possível abrir portas no mercado de trabalho”, afirma Guilherme.

Calixto Rosa Neto, analista na área de socioeconomia da Embrapa, apresentou informações sobre a situação econômica do país diretamente ligada ao agronegócio. “Uma coisa que ainda falta para o produtor é ter uma gestão da propriedade, onde ele vai ter saber quanto gasta, quanto ganha, onde pode aumentar a produção. O produtor rural precisa ver a propriedade dele como uma empresa e organizar a gestão”, garante o analista.

Na área financeira, Patrícia Michele Alves de Lima, gerente geral do Banco Basa, conta que a instituição tem várias linhas de crédito para oferecer, não somente aos produtores rurais, mas também para outras iniciativas. “Estar no meio de estudantes pode abrir portas para que eles percebam que podem procurar financiamentos para projetos. No caso do produtor, o primeiro passo que o banco faz é explicar a necessidade de regularização da terra. O banco tem um orçamento para aplicar no agronegócio e a procura é sempre superior. No agronegócio não tem crise”, garante Patrícia Michele.

Para a coordenadora do curso de administração, Márcia Cristina Medeiros, o sucesso do evento se deve ao empenho dos alunos, que organizaram todo o seminário, escolhendo inclusive os palestrantes. “Com a organização do seminário, eles tiveram a possibilidade de desenvolver todas as teorias que eles puderam aprender nesses três anos e meio em sala de aula. Como agronegócio tem a ver com a administração de empresas, eu acredito que casou muito bem juntar as duas idéias. Eles amarraram tudo ligado ao agronegócio e ficou show”, afirma a professora.

Também foram palestrantes do evento, o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, que falou sobre a atuação da prefeitura com os produtores rurais, o empresário Luiz Carlos de Oliveira, do Laticínio Fresquinho, e o Bruno Assis, do Juninho Café.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/estudantes-de-administracao-discutem-perspectivas-e-desafios-do-agronegocio-em-ro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions