Rondônia, domingo, 22 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 03 de Agosto de 2009 - 17h45

Ética Social

RONDONIAGORA


Ética é um guia de comportamento e, guardadas as proporções, tem semelhanças no desempenho social aos Princípios Gerais do Direito. A ética pode ser definida, sumariamente, como valores-guia de uma relação espaço-temporal, em uma determinada sociedade. Assim, a ética trata de costumes (ethos) e de valores reinantes, predominantes, expressos e aceitos globalmente.

Por meio de um exemplo, tentaremos indicar como se pode (ou não) operar nesta área de conflitos ou choques contínuos entre costumes, práticas sociais aceitas e que comprometem com responsabilidade social a todo o grupo social.

Michael Owen, um empresário inglês altruísta do século XIX, procurou formas ideais de harmonizar a realidade capitalista com princípios socialistas e de Justiça Social. O resultado prático foi chegar muito cedo à falência, porque procurava contornar o capitalismo e o realismo político com meios não-capitalistas. Owem queria humanizar a exploração da mais-valia do trabalho com fórmulas e meios sociais – imaginava que seria capaz de aliar práticas sociais capitalistas com princípios socialistas. É óbvio que seus atos estavam em evidente desajuste com os valores predominantes de sua época.

O exemplo nos revela que Michael Owem via a realidade não como era, mas como queria que fosse. Também nos revela que o ethos vivido naquele momento era capitalista (assim como atualmente) e que a ética, como conjunto de valores morais, não poderia desafiar a realidade imposta ao chamado chão de fábrica. Seus ideais, sua ética, eram e ainda são válidos, contudo, o exemplo nos revela que a ética também demonstra valores sociais expressos e aceitos pela sociedade global, em determinada época.

Neste caso, a ética pode ser definida como uma zona de choque entre o ideal expresso por valores-guia, como princípios duráveis, e as práticas sociais predominantes em determinada relação espaço-temporal. O ideal de Owem era comprometido com a ética, como valores-guia de uma sociedade mais justa e amplamente respaldado pelo sentido da responsabilidade social empresarial, todavia, os meios empregados eram desproporcionais e desorientados em relação ao fim desejado.

Portanto, enganam-se os que pensam a ética do ponto de vista estritamente individual, idealista, reclusa na vontade e interesses de uns poucos indivíduos, e sem ressonância ou responsabilidade social. Também se enganam os que procuram no exemplo desculpas para um agir sem respeito ao trabalhador e ao cidadão, pois o caso apenas revela que os meios não foram acertados – mas, de modo algum, nos diz que o ideal de Justiça Social não tem significado nos dias de hoje.

Vinício Carrilho Martinez – Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Coordenador de MBA na RIOMAR; Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Doutorando em Ciências Sociais; Mestre em Direito e em Educação; Bacharel em Direito e em Ciências Sociais.

Marcus Vinícius Rivoiro – Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Coordenador do Curso de Direito da FARO; Coordenador de MBA na FARO; Mestre em Direito; Bacharel em Direito.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions