Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 12 de Julho de 2018 - 11h14

Expectativa x Realidade

por Juliana Maria de Oliveira


Expectativa x Realidade

Criar expectativas em relação a coisas ou pessoas se tornou uma preocupação no dia a dia, passou a ser visto como algo negativo, um comportamento que deve ser reduzido ou mesmo não existir para evitar maiores frustrações. E lutar contra isso pode ser uma tarefa árdua.

Nos dicionários o termo expectativa é definido como “situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento”. Esse movimento é natural do ser humano. Em nosso desenvolvimento somos impulsionados por desejos e anseios, criamos objetivos e metas, sonhos e idealizações, seja na vida pessoal ou profissional. Essa antecipação está relacionada a sentimentos de esperança e medo e é geradora de ansiedade.

A expectativa é algo muito pessoal, baseada principalmente no aprendizado ao longo da vida de cada indivíduo. Algumas pessoas têm mais expectativas positivas do que negativas e outras o inverso. Alguns criam uma expectativa muito grande que quando não correspondida gera sofrimento intenso e maior dificuldade na sua superação.

É comum também haver uma infinidade de expectativas nos relacionamentos entre as pessoas, no trabalho, no casamento, namoro, amizades e podem gerar conflitos e desentendimentos quando não são devidamente esclarecidas. É rotineira a situação de se esperar algo de alguém sem avisá-lo e quando a expectativa é quebrada surgem reações que são pouco compreendidas pelo outro.

Ou seja, as expectativas sempre nos acompanharão e para lidar melhor com elas é importante reconhecer quais são seus anseios e objetivos, observar as possibilidades que melhor se encaixam com a realidade de cada uma das situações. Outro bom exercício para administrar melhor as expectativas é fazer o possível para comunicar-se de maneira honesta com aqueles de quem se espera algo, a comunicação permitirá a troca de informações sobre o que um espera do outro e se é possível ou não atender a essas demandas, caminhando para um acordo mútuo.

Porém, compreender e manejar expectativas não é sempre uma tarefa fácil. As pessoas podem viver ciclos de extrema expectativa e extrema frustração sem conseguir encontrar uma saída e passarem a viver em constante sofrimento interno. Podem surgir também dificuldades com o estabelecimento do diálogo, com autoconhecimento, autocrítica e sintomas de ansiedade e depressão.

Nesses casos, a ajuda de um profissional de psicologia pode ser válida, pois ele ajudará no processo de compreensão dessas situações geradoras de expectativas e auxiliar a pessoa a adequá-las de modo que não alterem negativamente o seu bem-estar.

*Juliana Maria de Oliveira é Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atende atualmente na clínica Fábrica de Competências em Porto Velho.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions