Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 31 de Março de 2016 - 14h42

ExpoZebu inova em julgamentos e fortalece cadeia da carne e do leite

Da Assessoria


A 82ª ExpoZebu, maior exposição pecuária zebuína do mundo e mais importante exposição pecuária do Brasil, programada para 30 de abril a 7 de maio de 2016, em Uberaba (MG),  terá como tema “Genética Capaz de Mudar “ e uma série de novidades, como o Julgamento Zebu a Campo, a Vitrine do Leite, que virá a somar à Vitrine da Carne, a ExpoZebu Dinâmica, que este ano será ampliada com novas atrações e a participação da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos), que realiza julgamento morfológico de machos e fêmeas.

Além disso, três importantes eventos técnicos-científicos também acontecerão durante a ExpoZebu: o 1º Fórum Brasil-Índia, organizado pelo Museu do Zebu com o apoio do Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu; reunião sobre Febre Aftosa, com as principais entidades da pecuária latino-americana, como o GIEFA (Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa), a Câmara Setorial da Carne Bovina do MAPA e a Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, e o 1º Seminário Internacional da Raça Indubrasil.

“A ExpoZebu sempre foi um espaço para a inovação e para a reflexão positiva sobre o futuro das raças zebuínas. Por isso, como grande novidade trazemos para a exposição o Julgamento Zebu a Campo, que mostrará aos visitantes um pouco do modelo de criação semi extensiva agregando à seleção intensiva apresentada na pista de julgamento, que nada mais é que um laboratório para que os animais expressem ao máximo a sua genética. A expectativa para os leilões da ExpoZebu também está alta, com praticamente todos os tradicionais remates já confirmados”, antecipa o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

Novidade: Julgamentos a Campo

Já estão abertas as inscrições para o julgamento de animais de pista na ExpoZebu 2016 no site www.abcz.org.br. As inscrições estão limitadas a 15 animais de cada raça, por expositor, em cada categoria de registro.

Em 2016, uma novidade: os criadores podem inscrever animais para o Julgamento Zebu a Campo, nova modalidade de avaliação visual na mais importante exposição pecuária do Brasil. O regulamento completo está disponível no site da ABCZ. Podem ser inscritos trios de animais de uma mesma raça, do sexo masculino ou feminino de todas as raças zebuínas de aptidão corte, que tenha registro genealógico na categoria PO e que tenham pai e mãe com avaliação genética positiva nos programas oficiais de melhoramento genético, classificados entre os 50% superiores.

Os machos precisam ter a partir de 20 meses de idade, com exame andrológico; as fêmeas devem ter a partir de 22 meses de idade, com atestado de prenhes positiva ou ter cria ao pede de até 8 meses. Os trios concorrerão nas categorias de Bezerros e Bezerras (de 8 a 12 meses de idade); Macho de Sobreano e Fêmea de Sobreano (mais de 12 até 16 meses); Garrote e Novilha (mais de 16 a 22 meses) e Tourinho e Fêmea Jovem (mais de 22 até 27 meses).

Os julgamentos serão realizados por uma comissão de três membros, cuja composição poderá ser de três Jurados Efetivos do quadro de jurados da ABCZ ou um Jurado Efetivo, um criador e um profissional da indústria frigorífica ou de projetos de confinamento – a definição ficará a critério exclusivo da comissão organizadora do evento.

Guzolando participará do Concurso Leiteiro

As inscrições para o Concurso Leiteiro da 82ª ExpoZebu serão abertas em 1º de março. A novidade é a participação de fêmeas Guzolando, registradas pela ABCZ na categoria CCG (Controle de Genealogia).

Devem participar do Concurso 58 matrizes zebuínas de aptidão leite. As fêmeas serão divididas em Fêmeas Jovem (com menos de 36 meses), Vaca Jovem (de 38 a 48 meses) e Vaca Adulta (acima de 48 meses). Mais informações no site da ABCZ.

Vitrines da Carne e do Leite

Sucesso de público em 2016, com mais de 600 participantes, a Vitrine da Carne será novamente atração na ExpoZebu com desossas interativas de carcaças 100% zebuínas, seguida do preparo dos principais cortes de carne  e degustação, sob o comando do chef gaúcho Marcelo Bolinha, com assistência da chef Manuela Lebrón com explicações dos cortes, limpeza da carne, porcionamento etc. Também haverá  degustação de pratos preparados na hora.

A novidade desta edição da ExpoZebu fica a cargo da Vitrine do Leite, seguindo os mesmos moldes da Vitrine da Carne, porém apresentando o preparo de queijos, derivados e receitas diversas preparadas com leite, seguida de degustação.

A Vitrine da Carne será realizada em duas edições diárias em 30 de abril, 1º, 2 e 3 de maio; a Vitrine do Leite ocorrerá nos dias 04, 05 e 06 de maio.

ExpoZebu Dinâmica: maior e mais completa

A partir de 2016, a ExpoZebu Dinâmica passa a ser mais do que uma feira técnica, realizada na Estância Orestes Prata Tibery Jr. (OT), em Uberaba (MG), entre 4 e 6 de maio. O evento também terá dois dias de campo, um antecedendo a ExpoZebu, no dia 2 de abril, e outro na ExpoGenética, no mês de agosto.

“Na verdade, as atividades na Estância OT acontecem durante todo ano, proporcionando aos pecuaristas acompanhar, de forma prática e objetiva, as ações desenvolvidas pela parceria técnica com a Embrapa e que são apresentadas durante a Expo dinâmica”, ressalta Leda Garcia de Souza, diretora da ExpoZebu Dinâmica.

A genética zebuína ganha um espaço especial na Estância OT neste ano com o “Dinâmica da Genética”. Os criadores participantes do 100% PMGZ terão espaço reservado na ExpoZebu Dinâmica para expor seus animais e apresentar os resultados do trabalho de melhoramento genético na fazenda.

O 4º Concurso Leiteiro Natural é outra atração da ExpoZebu Dinâmica, uma vez que após a finalização do concurso os animais participantes ficarão no local para exposição, mostrando um modelo de manejo sustentável acessível aos produtores de leite. Os animais permanecerão em uma área de ILPF privilegiando o bem estar animal, com sombra e temperatura adequada. Toda a área passou por correção de solo e plantio de nova forrageira”, informa Bruna Hortolani, gerente do PMGZ Leite. As inscrições de animais para o Concurso Leiteiro Natural serão feitas de 14 a 25 de março. Serão disponibilizadas 30 vagas para todas as raças zebuínas leiteiras.

A responsabilidade técnica da ExpoZebu Dinâmica é da Embrapa Cerrados e da Embrapa Milho e Sorgo. A ExpoZebu Dinâmica 2016 conta com o patrocínio das empresas Agronelli, Biomatrix, Caixa, Dow AgroSciences, Husqvarna, Inprenha/Top Bulls, Jumil e Satis. As empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato pelo telefone: 34 3319-3838.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions