Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 12 de Junho de 2009 - 09h22

Fest Cineamazônia lança três documentários nesta sexta

Assessoria


Fest Cineamazônia lança três documentários nesta sexta

Serão lançados nesta sexta-feira (12/06), no Mercado Cultural de Porto Velho, a partir das 19h30, os documentários Uma Só América (espanhol legendado em português), O Circo do Cinema (em português) e Cinema no Meio do Mundo com registros da mostra itinerante do Fest Cineamazônia. No ano passado, a mostra percorreu 33 mil quilômetros e atingiu um público estimado de dez mil pessoas no Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia e Portugal.

Os documentários registram de forma criativa que, durante a mostra, são levados filmes e vídeos ambientais projetados em telões, sempre em locais públicos. Praças, ginásios, auditórios, tenda circense e até às margens de rios. O projeto visa a inclusão do cinema em locais sem salas de projeções. A temática envolve a preservação ambiental e as discussões sobre o ecossistema. Os filmes são de classificação livre.

SINOPSE

O documentário UMA SÓ AMÉRICA mostra um pouco da Amazônia e da América Latina na visão de um boliviano que acompanha a expedição do Fest Cineamazônia. Nessa jornada de aventuras e descobrimentos, uma mesma sensação: os rios que nos separam são os mesmos que nos unem numa só Amazônia.

O CIRCO DO CINEMA mostra os bastidores de um festival de cinema itinerante contados por um palhaço. Bob descobre o mundo ribeirinho de Rondônia com humor e sensibilidade, narrando histórias de comunidades que pela primeira vez tem acesso ao mundo mágico do cinema.

Já o CINEMA NO MEIO DO MUNDO é trilhado pela poesia. Através de interpretação poética registra a fraqueza e a grandeza do ser humano, que através do sonho, independente do lugar, é possível fazer algo pelo meio ambiente.

Em 2009, a mostra itinerante já esteve nas localidades das regiões de Ponta do Abunã, Vale do Jamari, Machadinho, Ariquemes, Buritis, Vale do Mamoré e Bolívia, num total de vinte projeções. As próximas etapas serão: baixo rio Madeira e Peru. Novos documentários estão sendo produzidos.

O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores a Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES e SEMED, senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions