Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 30 de Maio de 2016 - 20h13

Fiero vê possibilidade de fortalecimento do comércio exterior

Da Redacao


Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), empresário Marcelo Thomé, que participou da 5ª edição do Rondônia Rural Show, o evento alcançou o sucesso merecido. Para Marcelo Thomé, o sucesso é o resultado da confiança da classe empresarial que mais uma vez acreditou na Rondônia Rural Show. O papel do setor produtivo é fortalecer cada vez mais esta feira como um evento do setor industrial e do agronegócio, para ganhar cada vez mais destaque no calendário das grandes feiras nacionais.

Marcelo Thomé parabeniza o governo estadual pela iniciativa e por convidar as delegações internacionais que demonstraram interesse pelas potencialidades de Rondônia. “Vieram com a legitima vontade de conhecer mais da nossa economia, produção e o que é possível se estabelecer de relação comercial entre estes países e o nosso estado”, falou. Sobre o Espaço Empresarial Internacional, Thomé falou que a ideia foi bem-sucedida, com todas as rodadas de negócios que foram propostas e as palestras de altíssimo nível.

O Sistema Fiero juntamente com entidades como Sebrae, Faperon, Fecomércio e Suder, foi responsável pelos eventos realizados no Espaço Internacional, onde os dez países participantes da Rondônia Rural Show instalaram estandes com material para prospecção de negócios. Dentro do Espaço foram ministradas oito palestras diárias e ali também ocorrem às rodadas de negócios.

Marcelo Thomé lembra que os mercados do Peru e Bolívia são interessantes, estão bem próximos e que historicamente vem sendo pouco trabalhados, pois as relações comerciais com estes países ainda são pequenas, frente a tantas potencialidades. “Para que isto se consolide é necessário adotar medidas no sentido de estreitar estas relações, estes laços, definitivamente dotar a fronteira do Acre com toda infraestrutura necessária. O sistema de alfândega já existe em parte e outros problemas, como a fiscalização sanitária, precisa de maior atenção das autoridades. Com isso, poderemos agilizar o desembaraço das nossas exportações e importações. Temos produtos que eles querem e na logística reversa, temos produtos que necessitamos para ampliar a nossa produção, como insumos para a agricultura”, observa o presidente da Fiero, acrescentando que a distância entre Rondônia e estes mercados é muito menor. “Existem muitas oportunidades necessitando ser adequadamente trabalhadas e a Fiero trabalha no sentido de fortalecer as parcerias comerciais, em especial com o Peru e a Bolívia, nossos vizinhos”, disse.

Sobre o Centro Internacional de Negócios (CIN), Thomé frisou que o trabalho da Fiero em parceria com a Faperon, Fecomércio e Suder começa a dar resultados, atraindo o interesse do investidor internacional em relação ao Brasil. “Quando temos a oportunidade de falar sobre Rondônia, percebemos que existe interesse sobre nossas potencialidades econômicas. Com o trabalho do CIN e da Fiero, há anos fortalecido pelo apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e toda sua área internacional, não tenho dúvida que nos próximos anos experimentaremos uma onda de crescimento e fortalecimento do comércio exterior e Rondônia vai entrar nesta curva vitoriosa”, ressalta.

“A venda de produtos industrializados vai aumentar a receita e a prosperidade do nosso estado”, afirma o presidente do Sistema Fiero, que defende ainda a necessidade da criação e verticalização de uma série de cadeias produtivas, mediante o processo de industrialização para agregar valor aos produtos rondonienses e sair do cenário de exportadores de commodities. “Ao entrarmos na fase de venda de produtos industrializados, consequentemente aumentaremos a receita e a prosperidade do nosso estado, além do desenvolvimento do setor industrial, com estas bases já implantadas e fortalecidas em Rondônia”, finalizou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions