Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 08 de Dezembro de 2014 - 09h25

Fobias e eficiência

David Nogueira


Fobias e eficiência

Não deixa de causar certo espanto ver a forma como a direita esclarecida, professa, em coro, um atrasado e  ignorante discurso sobre os “medos e perigos” existentes no Brasil Dilmista. Um deles seria o rápido processo de cubanização das terras “brasileñas” (ninguém sabe ao certo de qual premissa intelectual isso se dá). Ao colocarem tamanho vaticínio, os acusadores tratam de deixar claro que tal impropério supera, em muito, qualquer ofensa a ser feita à doce e singela genitora de cada um de nós. “Essa turma quer transformar o Brasil na sucursal do Fidel Castro”. Em suas cabecinhas repletas de espumante ódio, nossa agricultura, por exemplo, irá falir e, a partir de janeiro de 2015, todos nós seremos obrigados a cultivar tabaco e montar fábricas de charuto nos fundos do quintal!

2. Passando pela ilha

Estive em Cuba, no ano de 2009, para participar de um Congresso em companhia de pessoas ligadas ao SEBRAE. A curiosidade era muita, confesso. Tantos mitos e informações desencontradas cultivaram um interesse diferenciado. Minhas conclusões foram simples. Particularmente, considero que o sistema não se sustenta e tende a entrar em colapso, caso não se modifique rapidamente. O Estado como proprietário de praticamente tudo tende a criar vícios e travar avanços. Além disso, há por lá dezenas de pontos incompatíveis com o que penso em termos de organização e participação social. Não obstante, o povo é deveras educado, cortês, atencioso. Anda-se pela cidade a qualquer hora do dia ou da noite (inclusive nos bairros populares) com a absoluta percepção de segurança e, no café da manhã, eles não comem criancinhas.

3. Resultado esperado

Isso veio a propósito da reportagem publicada no mês de setembro sobre a constatação de que Cuba tem o melhor sistema de educação da América Latina e do Caribe. Trata-se de um estudo patrocinado pelo Banco Mundial com o título: “Professores excelentes. Como melhorar a aprendizagem na América Latina e no Caribe”. Com ressalva da Ilha estar longe de ser um país de primeiro mundo ou de desfrutar das benesses dos países ricos, o estudo mostra que os resultados do Sistema Educacional Cubano são espantosos. O país dos charutos possui um quadro docente de alto nível, comparado aos da Suécia, Noruega, Singapura, Canadá, Coreia ou Países Baixos, onde a qualificação e a remuneração do setor é diferenciada mantendo-se bastante atraente. Desde 1959, após a traumática Revolução, Cuba é o país que, proporcionalmente, mais investe em educação no mundo. É claro que o resultado apareceria...

4. Mais imbecilidades

Dizer que o Brasil caminha para ser uma Cuba, uma Venezuela, uma Bolívia ou República Bolivariana é de uma imbecilidade comovedora digna de pena. É não ter noção alguma do tamanho do Brasil e de seu papel hoje no continente e no mundo. Não são eles quem nos influenciam. Os debiloides não entenderam que somos nós quem os influenciamos e sinalizamos prioridades do papel do Estado para outras partes do mundo. Reprisar esse discurso golpista/despolitizante tende a afetar até mesmo setores médios da sociedade, cujas informações sobre as políticas desses países são poucas e, muitas vezes, completamente distorcidas de forma a atender interesses ideológicos.

5. Ainda sobre Cuba

Lembro-me de que num dos raros momentos de folga, fomos visitar uma praia chamada Santa Rita. Infelizmente, não pudemos usufruir do mar azul turquesa, porém um fato ficou marcado. Enquanto conversávamos, aproximou-se, modestamente vestidos, um grupo de música caribenha tocando e cantando ritmos locais. Entabulamos uma conversa animada em meio à música de ótima qualidade. Entre sorrisos e histórias de pescadores, verificamos que todos os cinco homens tinham formação completa superior em música e um deles era maestro...

Aquilo ficou em minha cabeça.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions