Rondônia, segunda-feira, 23 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 29 de Junho de 2016 - 14h08

Fórum Brasileiro do Feijão apresentará duas cultivares tipo exportação da Embrapa

Rodrigo Peixoto/Embrapa


Fórum Brasileiro do Feijão, a ser realizado entre 13 e 15 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), contará com a apresentação de duas novas cultivares de feijão com grãos de características interessantes tanto para o mercado interno quanto para o internacional.

A primeira é a BRS Imponente, uma cultivar de feijão-caupi (Vigna unguiculata), desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI) e lançada recentemente no Congresso Nacional de Feijão-Caupi, em Sorriso (MT), no mês de junho desse ano. Essa cultivar apresenta como características a alta produtividade, em torno de 2.181 kg por hectare, teores destacados de ferro e zinco e cozimento rápido.

A segunda é a BRS Ártico, uma cultivar de feijão-comum (Phaseolus vulgaris) com grãos tipo branco de tamanho extragrande. Esse produto possui como destaque o tamanho dos grãos, 62g para cada 100 sementes ou 160 grãos para cada 100g, o que a classifica com alto potencial para atender os mercados internacionais e concorrer diretamente com os produtos atualmente comercializados. A BRS Ártico tem alto potencial produtivo, 2.677 kg por hectare, e ciclo semiprecoce (75 a 84 dias). O seu lançamento está previsto para dia 14 de julho, a partir das 09h30, quando será apresentada por pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO).

Além das cultivares citadas, serão mostrados no Fórum Brasileiro do Feijão outras cultivares já lançadas pela Embrapa e que compõem o portfólio de grãos especiais, como Sugar Bean, Dark Red Kidney e Rajados, entre outros, os quais têm crescido sobremaneira nos últimos anos, apresentando alta estabilidade de preços e boas perspectivas de retorno econômico.

O Fórum Brasileiro do Feijão é um evento sob coordenação do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) e tem como objetivo buscar oportunidades diante dos desafios da cadeia produtiva. O encontro reúne profissionais ligados à produção, indústria, comércio e pesquisa do feijão no Brasil. Mais informações, (45) 3025-2121; contato@forumfeijao.com.br.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions