Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 - 21h34

Julgamento de ação contra chapa liderada por Confúcio será retomado nesta quinta-feira

RONDONIAGORA


Julgamento de ação contra chapa liderada por Confúcio será retomado nesta quinta-feira

O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ajuizada pela coligação Frente Muda Rondônia, terá continuidade nesta quinta-feira às 11 horas no Tribunal Regional Eleitoral. O juiz federal Dimis da Costa Braga apresenta seu voto, pois na última sessão o magistrado pediu vistas, já discordando do posicionamento do relator, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, sobre os possíveis abusos da chapa encabeçada pelo governador Confúcio Moura e seu partido, o PMDB, na convenção estadual. Na denúncia, rejeitada pelo Ministério Público, foram apresentados vídeos, fotografias e testemunhos confirmando a farta distribuição de alimentos (almoço e picolés) aos convencionais, lideranças políticas e aliados do chefe do Executivo.

Ganhando tempo

Durante a instrução da AIJE, a defesa da coligação de Confúcio Moura pediu para ouvir praticamente todos os dirigentes do PMDB nos municípios. A clara manobra era para ganhar tempo, mas o Juízo da 22ª Zona Eleitoral ouviu todos os arrolados através de precatória. Outro ponto apresentado pela defesa foi a tentativa de culpar veículos de comunicação e jornalistas que, segundo a tese do advogado José de Almeida Junior, ex-chefe da Casa Civil no Governo Raupp, estavam a serviço do candidato derrotado Expedito Junior. Na verdade, Almeida não viu ou omitiu esse dado, mas qualquer cidadão que esteve na convenção do PMDB realizado na Talismã 21 poderia ter almoçado tranquilamente. Até para os jornalistas foram oferecidas senhas para o rega bofe.

Céu de brigadeiro

Pelas bandas do Palácio Presidente Vargas, o governador Confúcio Moura (PMDB) está otimista. Em seu blog, enfatiza a união dos poderes e o ajuste da máquina para garantir o desenvolvimento do Estado. Neste feriadão de Carnaval aconselhou alguns assessores com CDS para acabarem com as futricas via redes sociais e, para a surpresa de muitos, disse que os dias dos cargos de confiança estavam contados. Será um Deus nos acuda!

Esticando o feriado

Como muitos deputados estaduais aproveitaram o feriadão para viajar, a Assembleia Legislativa só retoma as atividades na próxima terça-feira, dia 24. Além da definição das comissões, a Casa também aproveita para colocar em votação a mensagem do Poder Executivo extinguindo o Deosp (Departamento de Viação e Obras Públicas) e criando a Secretaria Especial de Infraestrutura, guarda-chuva para abrigar o deputado estadual Eurípedes Clemente Lebrão (PTN). Também na terça, o presidente Maurão de Carvalho (PP) discute com os parlamentares quem vai para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Orçamento e Finanças, Agricultura, Saúde, Transporte e Fiscalização e Controle. Dois brigam pela CCJ: Leo  Moraes (PTB) e Marcelino Tenório (PRP). Para o Transporte é certo o nome do deputado Airton Gurgacz, tio do senador Acir Gurgacz, controlador da empresa de transportes Eucatur.

Acertando as contas

O Ministério Público Eleitoral precisa olhar com atenção a prestação de contas dos congressistas eleitos e cruzar os dados com os valores das notas fiscais da verba indenizatória. Um caso atípico nos meses de novembro e dezembro de um determinado parlamentar é muito suspeito. Ele gastou na empresa que confeccionou seus “santinhos” R$ 86 mil segundo dados apresentados à Justiça Eleitoral. E nos meses de novembro e dezembro usou R$ 62 mil da verba indenizatória para pagar um informativo com suas realizações no Congresso realizado pela mesma empresa. Será que o tal material informativo existiu mesmo ou foi uma mera maquiagem para usar o dinheiro do contribuinte para quitar contas de campanha?

Campanha da fraternidade


Em cerimônia nesta quarta-feira de cinzas, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2015 com o tema "Eu vim para servir". A igreja Católica quer aprofundar o diálogo e a colaboração entre a instituição e a sociedade através dos conhecimentos deixados por Cristo no evangelho.
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions