Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 23 de Março de 2016 - 20h36

Manual de Boas Práticas de Fabricação vai garantir qualidade na agroindústria

Wania Ressutti/Emater


Médicos veterinários da Emater-RO participaram do curso “Como elaborar manual de boas práticas de fabricação”, medidas obrigatórias em qualquer processo de produção para manter princípios preestabelecidos pelos órgãos reguladores.

O curso é uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO) que, em parceria com a Emater, busca garantir a qualidade dos produtos fabricados em Rondônia, principalmente nos que se referem às indústrias de alimentos. Para isso, trouxe a médica veterinária, sanitarista e secretária geral do CRMV-PB, Valéria Rocha Cavalcanti, mestre em ciências e tecnologia de alimentos e saúde pública para, durante dois dias, repassar seus conhecimentos aos médicos veterinários de Rondônia

Para o diretor-presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado, esta é uma oportunidade de qualificar a participação da Emater no desenvolvimento das agroindústrias no estado.  “Com o programa de incentivo implantado pelo governo estadual nestes últimos anos, as agroindústrias de origem familiar ganharam força e já somam mais de 500”, diz o diretor-presidente. 

O decreto que regulamentou o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove-RO) também designou a Emater-RO como responsável técnica pelo processamento das matérias primas nas unidades de agricultura familiar. São os extensionistas que orientam os agricultores no processamento de seus produtos. Com a participação no curso, esses técnicos responsáveis estarão capacitados para elaborar um manual de boas práticas de fabricação atualizados de acordo com as normas vigentes e que garantirão a qualidade dos produtos oriundos da agricultura familiar. 

VITRINE DE PRODUTOS

O Prove trouxe grandes perspectiva para o produtor rural que trabalha com sua família nas pequenas propriedades. O incentivo dado para a implantação de novas agroindústrias fez com que muitos investissem no beneficiamento da produção na busca de um mercado mais efetivo. Com isso, a agroindústria familiar está ganhando força no estado e fora dele.

Outra expectativa está na participação das agroindústrias familiares na 5.ª Rondônia Rural Show. Durante a feira, elas estarão apresentando seus produtos para todo o estado, mas terão oportunidade também, de abrir possibilidades de negócio com representantes de outros países que já garantiram presença no evento. “Será uma vitrine de produtos de Rondônia produzidos pela agricultura familiar, com verdadeira oportunidade de negócios”, enfatiza Furtado.

A 5.ª Rondônia Rural Show será realizada em Ji-Paraná, no período de 25 a 28 de maio.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions