Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 12 de Maio de 2016 - 14h24

Município faz visitas para descobrir potenciais empreendedores

Da Redacao


A secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) tem ampliado o atendimento ao pequeno produtor seja com serviços de destoca, gradagem, incorporação de calcário, abrindo estradas e encascalhando, construindo ou melhorando pontes para facilitar o acesso das famílias que vivem na zona rural e que precisam de acessibilidade para escoar sua produções e do transporte escolar, como ainda ajudando com assistência técnica.

De acordo com o engenheiro da Semagric, Álvaro Amaral, as visitas às propriedades são frequentes e a equipe do órgão identifica que é possível realizar algum serviço que vá garantir melhor qualidade de vida, já insere em sua programação. “Temos exemplos, onde encontramos farta produção de mandioca e que se perdia por causa do acesso, então enviamos maquinário que arrumou a estrada e agora as famílias vivem outra realidade, com renda maior e estimuladas a ampliar a produção. Em outras encontramos quantidade significativa de crianças que estavam sem estudar, também devido à falta de acesso, de imediato resolvemos a situação. Em outras localidades, produtores com grandes talentos e que só não vendiam mais devido à falta de um certificado que atestasse a qualidade do produto, neste caso encaminhamos a equipe do Sistema de Inspeção Municipal ­SIM que verificou que atendia todos os requisitos, encaminhou para devida documentação e hoje a produção está em alta, sendo comprada por grandes empresas e até mesmo sendo adquirida para a merenda escolar. Hoje o SIM trabalha com produtos de origem animal e em breve vegetal”, disse ele.

No último final de semana, de acordo com Amaral, uma equipe coordenada por ele esteve numa propriedade localizada na comunidade Vila Aliança, cerca de 50 km­ sentido São Carlos/Baixo Madeira­ onde são produzidos doces caseiros. Francisca e Sandra são as donas da mãos delicadas e caprichosas que transformam castanha e macaxeira no chamado “Bolo Pé de Moleque” muito conhecido e apreciado na região. “Elas produzem mais de sessenta bolos por semana. Uma iguaria que nossa população precisa conhecer. Inclusive é um produto que poderia estar no cardápio da merenda escolar. Pois hoje existe uma recomendação do MEC que o cardápio escolar na zona rural seja confeccionado de acordo com as peculiaridades da região, para que as crianças possam ser alimentadas com o que já faz parte de sua cultura, sendo incrementada com alimentos nutritivos. E este bolo que já faz parte da história da comunidade poderia estar incluído no cardápio, assim poderia melhorar a renda dessas mulheres talentosas e por parte da Semagric fazemos as devidas orientações sobre o que essas doceiras de mão cheia podem fazer para atender aos requisitos dos editais da compra da merenda escolar e também para o aumento de suas vendas , para agregar valor aos seus produtos e sua qualidade de vida”, disse ele.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions