Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Na Boca do Povo - por Walmir Miranda

Sexta-feira, 28 Março de 2008 - 15:15 | Walmir Miranda


PRAÇA ALUISIO FERREIRA



A “Praça Jonathas Pedroza”, entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Barão do Rio Branco, até que ficou “bonitinha”. Mas a iluminação não ficou legal. É fraca. Dizem que do tipo apropriado para “matar bacurau à noite”. É o que os transeuntes estão comentando. Mas só pelo fato do local ter mudado de aspecto para melhor, já merece encômios. Melhor assim, como está, do que na vergonhosa situação em que se encontrava.
Detalhe: noiados, mendigos e vagabundos estão fazendo “xixi” nos bancos e nas plantas desse logradouro que fica bem no centro comercial da Capital.
PRAÇAS JONATHAS PEDROZA

A “Praça Jonathas Pedroza”, entre a Av. Sete de Setembro e a Rua Barão do Rio Branco, até que ficou “bonitinha”. Mas a iluminação não ficou legal. É fraca. Dizem que do tipo apropriado para “matar bacurau à noite”. É o que os transeuntes estão comentando. Mas só pelo fato do local ter mudado de aspecto para melhor, já merece encômios. Melhor assim, como está, do que na vergonhosa situação em que se encontrava.
Detalhe: noiados, mendigos e vagabundos estão fazendo “xixi” nos bancos e nas plantas desse logradouro que fica bem no centro comercial da Capital.
É o caso de se perguntar: cadê a segurança para protege o bem público, ou seja, aquilo que é feito com os impostos pagos pelo povo?

PRAÇA DAS CAIXAS DÁGUA

Outra praça pública que está bem melhor do que a de antes é das “CAIXAS DÁGUA”, também, no bairro “Caiari” (que é o mais bem servido por esses logradouros em Porto Velho). A obra ficou legal, embora num espaço acanhadíssimo e carecendo de uma boa lanchonete, banheiros e um coreto para o público se divertir, principalmente as crianças.

TUCUMANZAL

Graças ao empenho da primeira dama, Ivone Cassol, o Centro Urbano do bairro “Tucumanzal”, será reformado e dentro em breve estará à disposição da população daquele bairro da Capital, com atividades de cunho social.
O imóvel estava abandonado há mais de oito anos. Suas instalações foram destruídas pelas intempéries da natureza e por vândalos. Pouco ou quase nada restou das instalações (telhado, portas, janelas, portões, piso, banheiros, etc).
Mas agora a situação será revertida para melhor.
Os moradores do Tucumanzal estão radiantes, pois sabem que as pessoas carentes do bairro serão beneficiadas pelas obras assistenciais do Estado.
A Coordenadoria de Patrimônio Imobiliário do Estado e o DEOSP já estão procedendo os levantamentos necessários para a reforma que deverá ser iniciada nos próximos dias.

DENGUE

Somente este ano, em Porto Velho, a dengue já fez mais de três mil vítimas.
A doença que está aterrorizando a população de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro, continua levando a óbito muitas pessoas, principalmente crianças.
Segundo os especialistas a dengue do tipo hemorrágica é a mais perigosa: pode matar, ou então deixar seqüelas irreversíveis em suas vítimas. Portanto, todo cuidado é pouco. E na dúvida, as pessoas devem procurar atendimento médico ao perceberem sinais (sintomas) da doença tais como: fortes dores de cabeça, vômito, dores pelo corpo, fraqueza, falta de apetite, dentre outros.

ELEIÇÕES

No dia 5 de outubro, vindouro, a população estará sendo convocada a ir às urnas para os pleitos eleitorais, para eleger prefeitos e vereadores.
Sendo assim, o eleitorado deve ficar atento ao currículo e à prestação de serviços a coletividade, sobre modo, ao comportamento (pessoal, familiar, profissional e social) de cada pretenso candidato.
Os que têm a vida mais suja do que “pau de galinheiro”, - devem - porque merecem “pegar pé na bunda”, e, ir cantar noutra freguesia.
Será mais uma oportunidade para a população “depura” a classe política nos 52 municípios rondonienses, para depois não ter de “chorar sobre o leite derramado”, ou seja, ficar penando por quatro longos anos.

DROGAS

A polícia precisa apertar o cerco contra os traficantes e seus “soldados e mulas”. Esses bandidos continuam desafiando as instituições de segurança e fazendo novas vítimas, principalmente, entre jovens estudantes. A coisa está tão feia que, informações chegadas ao colunista dão conta que, os vendedores de maconha e cocaína estão “montando” pontos de comércio de drogas nas portas dos estabelecimentos educacionais.
Outra coisa: os pais devem ficar atentos ao comportamento de seus filhos, para agir com o rigor necessário e evitar o pior. Antes que seja tarde de mais.

UNIR

O reitor Januário Amaral obteve uma série de conquistas para a instituição no decorrer deste mês. Dentre estas: 1) O Conselho de Administração (CONSAD), em reunião ocorrida no dia 26 (quarta-feira) pretérita, aprovou a sua prestação de contas referente ao ano de 2006; 2) O mesmo Consad, também aprovou Ato “Ad Referendu”, apresentado pelo Reitor, mediante o qual os alunos não mais estarão obrigados a pagar taxa referente à obtenção da 1ª. Via do Diploma de Graduação dos cursos da referida IFES; 3) Foi aprovado o convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 5 milhões, para equipar o Hospital Universitário (que será utilizado pelos acadêmicos de Medina, Enfermagem e áreas afins); 4) Aprovação do convênio para a construção da Biblioteca do campus da Unir em Cacoal; Aprovação do convêno Unir/Riomar/Sudam, no valor de R$ 1.200.000,00 para realização de melhorias no campus de Rolim de Moura, inclusive, ampliações e reformas.
Assim, apesar das “turbulências” que, de quando em vez, a Unir passa, o reitor Januário vai provando que, com cautela e seriedade a cada ano a instituição se consolida mais e mais. Está coberto de razão.

EX-REITOR FOI CONDENADO PELO TCU

Já o ex-reitor da Unir, Ene Glória, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em pelo menos quatro ou cinco processos. As condenações teriam, sido em decorrência de problemas em prestações de contas e convênios, em sua administração, e também, por ter cobrado mensalidade de um Curso de Graduação (administração e economia) realizado para policiais militares.
Já o reitor Januário Amaral foi absolvido.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!! Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também