Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Na Boca do Povo - por Walmir Miranda

Sábado, 26 Abril de 2008 - 11:21 | Walmir Miranda


QUADRO POLÍTICO NA CAPITAL (1)



Por outro lado, Lindomar Garçom é declaradamente (pelo menos até aqui) o nome ungido pelo governador Ivo Cassol. Isso tem um peso muito grande, principalmente, se for levado em consideração que o governador passou a ter enorme aceitação entre milhares e milhares de eleitores de Porto Velho, particularmente, daqueles que acreditavam que o presidente LULA-LÁ iria fazer muito mais pela administração de Roberto Sobrinho que é de seu partido político.

QUADRO POLÍTICO NA CAPITAL (2)

Por outro lado, Lindomar Garçom é declaradamente (pelo menos até aqui) o nome ungido pelo governador Ivo Cassol. Isso tem um peso muito grande, principalmente, se for levado em consideração que o governador passou a ter enorme aceitação entre milhares e milhares de eleitores de Porto Velho, particularmente, daqueles que acreditavam que o presidente LULA-LÁ iria fazer muito mais pela administração de Roberto Sobrinho que é de seu partido político.

QUADRO POLÍTICO NA CAPITAL (3)

Se Garçom surpreendeu muita gente com a grande votação obtida na Capital, a ponto de eleger-se deputado federal, a que se respeitar os milhares de “cartões disso e daquilo” criados pelo governo LULA para ajudar os “menos favorecidos da sorte” e, consequentemente, isso resulta em apoio político aos valores (candidatos) do PT. Ninguém tem dúvida disso. E, segundo se sabe, existem milhares de desses “cartões” (vacina, leite, gás, bolsa família, bolsa escola, apoio para atividades profissionalizantes, etc), distribuídos em Porto Velho. É lógico imaginar que, até por gratidão, muitos de seus possuidores irão “caminhar” com o atual alcaide municipal. Nada obsta quanto a isso.

QUADRO POLÍTICO NA CAPITAL (4)

O problema, portanto, está na denominada “terceira via”, que certamente já está sendo formada, para “concorrer por fora”, e tentar defenestrar Roberto Sobrinho do cargo de prefeito. É óbvio que essa possibilidade existe, porque também é natural que na Capital do Estado venha a acontecer um segundo turno, vez que, o “bolo” está começando a sofrer múltiplo fatiamento. É aí que a “porca torce o rabo”, porque, sem a aliança com o PMDB, o PT correrá o risco de perder o trem da história e, dessa forma, ver seu prefeito não se reeleger. Esse risco é evidente, sim.
Também, porque, ainda não se sabe quem serão os “VICE´s” de Roberto Sobrinho e de Lindomar Garçom. E tudo indica que tal escolha, só irá ocorrer daqui a algum tempo mais.
Em sendo assim, o eleitor da Capital já pode ir analisando nomes “fortíssimos” como: Alexandre Brito e Professor Adílson Siqueira (PsOL), além de políticos de certa tradição como: Hamilton Casara (PSDB), Dr. Amado Rahal (PPS) e David Chiquilito Erse (PC do B), e de outros tantos que poderão vir de agremiações como PP, PDT, DEM, PTB e PSDC.
Não se podendo descartar, também, as “alianças” que se formarão com vistas às futuras eleições municipais em torno de Roberto Sobrinho e de Lindomar Garçon, candidatos que certamente terão maiores recursos financeiros para bancar as suas campanhas eleitorais.
Mas por enquanto o “jogo” está só começando e, com alguns mentirosos dizendo que não serão candidatos a nada.

JI-PARANÁ

No segundo maior colégio eleitoral do Estado, ou seja, JI-PARANÁ, o cenário com vistas às eleições municipais de outubro deste ano, também se mostra “nublado”.
Muitos dizem que, se BIANCO buscar a reeleição, isso será favas contadas, tenha quem tenha pela frente.
Outros, mais cautelosos preferem mencionar que, “não é bem assim”, e que Juarez Jardim (ex-Chefe da Casa Civil), com o apoio de Ivo Cassol é fortíssimo candidato para suceder José Bianco.
E tanto lá, como em Porto Velho, também terá o pessoal da “terceira via”.
Mas também dizem que, Bianco poderá candidatar-se a outro cargo político (senador, governador ou vice-governador).
Nesse caso, poderia surgir um terceiro nome forte a Prefeitura de Ji-Paraná: o deputado Euclides Maciel (PSDB).
Tem, também, os que comentam que poderá ocorrer a “união de forças políticas” entre Juarez Jardim (abençoado por Cassol) e Euclides Maciel (ungido por Bianco)... Será?
O remédio é aguardar mais um pouco, pois em política tudo é possível.

MIGUEL SENA

O deputado estadual Miguel Sena, continua mostrando ter a intenção de analisar sua possível candidatura a prefeitura municipal de Guajará Mirim.
Lá, o atual prefeito DEDÉ DE MELO estaria queimadíssimo. Portanto, não deverá tentar a reeleição. É o que dizem lá pelas bandas da “Pérola do Mamoré”.

SALÁRIOS

A chiadeira é geral.
Os servidores estaduais estão reclamando do governador Ivo Cassol um reajuste salarial à altura das perdas salariais sofridas com os índices inflacionários dos últimos oito anos.

CENTRO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO

Após se decidir pela construção do Centro Político e Administrativo do Estado (CPA), no local onde atualmente funciona a “Esplanada das Secretarias”, só falta agora o governador Ivo Cassol surpreender a população de Porto Velho com o anúncio da construção de um BUMBÓDROMO e de um moderno ESTÁDIO DE FUTEBOL.
Se o homem fizer isso, dizem, poderá até passar por um processo de canonização, ou seja, politicamente entoará o seu “canto de cisne” sob à égide de grandes realizações. É o que políticos experientes estão dizendo em muitas partes do Estado, principalmente na Capital.
Os esportistas e desportistas sonham com o dia em que Porto Velho, com os seus mais de 400 mil habitantes vier a ter um estádio de futebol com capacidade para 40 ou 50 mil expectadores.
Vários ex-governadores prometeram... Mas não cumpriram a promessa.
Cassol, ainda não prometeu. Portanto, é mais que lógico, aguardar e sonhar com essa possibilidade, sim.

PENA DE MORTE

Com o brutal assassinato da garotinha Isabela Nardini, em São Paulo, começa a recrudescer no Brasil, outra vez, a possibilidade de se estudar a viabilidade ou não da PENA DE MORTE, para crimes tão hediondos.
Dizem que a pena de morte não levaria a nada. Será?
Será que os crimes bárbaros provenientes de seqüestros, latrocínios, estupros, narcotráfico, pedofilia, prostituição infantil, dentre outros continuariam acontecendo com a freqüência que se vê hoje?
Acredita-se que não.
Porém, enquanto prevalecer o “sentimento moralista”, que permeia todos os segmentos da sociedade brasileira, a considerar que A PENA DE MORTE, não resolveria nada e, pelo contrário, só serviria para “condenar” inocentes a morte... O que se continuará a ter será isso, ou seja, monstruosidades e mais monstruosidades. E o que pior: as pessoas de bem, que trabalham e pagam impostos é que continuarão a pagar (mediante tantos e tantos impostos): casa, comida, roupas, assistência médica, odontológica, educacional e psicológica para criminosos irrecuperáveis.
Ou é possível se acreditar que, bandidos que cometem quatro ou mais crimes horrendos, inclusive, tirando a vida de seus semelhantes são recuperáveis para a sociedade produtiva?
Vale a pena refletir sobre isso. Ou não?

GENTE DE TALENTO
A noite de Porto Velho está servindo para mostrar muita gente de talento aqui da “terrinha”. Essa gente precisa ser olhada com mais carinho pelos entes públicos e da iniciativa privada, também.
É gratificante participar de eventos artísticos e musicais com talentos e grupos como: Gilson do Violão, Beto Cezar (Carimbó), Cobras do Forró, Mistura Brasileira, Cara de Boneca, Banda Nitro, Maribú, Paulo Batéra, Cezar e Paulinho, Meninos da Viola, Ciça Guimarães, Bádo, Banda Café com Leite, Anjos da Madrugada, dentre tantos outros... Sem se falar naqueles que estão atuando no interior do Estado.
Essa gente merece ser apoiada. E mais que isso, que se faça investimento para que grave seus CD´s e se apresentem em programas de expressão nacional. Quem tem dinheiro e poder nas mãos pode fazer isso. Com certeza Rondônia seria mais bem divulgada através desses talentos.
Fica a dica. E, também, a nossa torcida para vê-los e vê-las brilhando a nível de País e até internacionalmente, se possível.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
******************************************************** Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também