Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Na Boca do Povo - Por Walmir Miranda

Segunda-feira, 12 Maio de 2008 - 17:22 | Walmir Miranda


TERRENOS BALDIOS


CICLISTAS

Os acidentes e mortes de ciclistas, no trânsito da Capital continuam se multiplicando. Mas a prefeitura não instala novas ciclovias para, pelo menos em parte, equacionar o problema. Lares continuam sendo enlutados, pois praticamente todos os dias a Imprensa noticia sinistros desse tipo nas áreas centrais e periféricas de Porto Velho.
Também, vale dizer que, os ciclistas por falta de esclarecimentos detalhados (campanhas educativas) usam e abusam de suas estripulias no trânsito. Trafegam na contramão das vias públicas, atravessam semáforos com sinal vermelho, estacionam em locais inadequados, andam à noite sem faróis ou olhos e gatos nas suas conduções. E por isso tudo, são efetivos “contribuintes” para o cenário preocupante que aí está.

CICLISTAS

Os acidentes e mortes de ciclistas, no trânsito da Capital continuam se multiplicando. Mas a prefeitura não instala novas ciclovias para, pelo menos em parte, equacionar o problema. Lares continuam sendo enlutados, pois praticamente todos os dias a Imprensa noticia sinistros desse tipo nas áreas centrais e periféricas de Porto Velho.
Também, vale dizer que, os ciclistas por falta de esclarecimentos detalhados (campanhas educativas) usam e abusam de suas estripulias no trânsito. Trafegam na contramão das vias públicas, atravessam semáforos com sinal vermelho, estacionam em locais inadequados, andam à noite sem faróis ou olhos e gatos nas suas conduções. E por isso tudo, são efetivos “contribuintes” para o cenário preocupante que aí está.
Mas o poder público (municipal e estadual) tem a obrigação de procurar uma solução para essa drástica situação nas ruas e avenidas de Porto Velho. Ou então, que deixem tudo como está para que os proprietários de funerárias continuem faturando alto mediante à desgraça alheia e perda de vidas humanas. Verdade ou não?

ÔNIBUS

A população já não sabe para quem apelar na questão dos transportes coletivos em Porto Velho. O serviço está ficando pior a cada dia que passa. Pessoas que utilizam ônibus para se deslocar ao trabalho ou para resolver situações diversas reclamam que pagam R$ 2,00 (dois reais) pelo preço da passagem, para terem um serviço péssimo. A demora nos pontos de ônibus é estressante. Muitas vezes um coletivo demora mais de 30 (trinta) minutos para passar em determinados trechos da Capital, principalmente, nas periferias mais distantes. Os usuários dizem que a maioria dos ônibus é velha e sem o mínimo conforto. A sujeira e a fedentina dentro desses veículos também são fatores que estão causando a indignação da população.
Diante disso, vem a pergunta que não quer calar: de quem é a responsabilidade pela fiscalização dos serviços de transporte coletivo urbano em Porto Velho?
Com a resposta a administração municipal. Também vale lembrar que às eleições já estão batendo às portas. E aí, tudo poderá acontecer!

PT & DEMOCRATAS

Causando certo “reboliço” nos meios políticos da Capital rondoniense os recentes comentários veiculados na Imprensa sobre a possibilidade de uma “união de forças”, com vistas às eleições municipais de 5 de outubro próximo, entre o PT, de Roberto Sobrinho (que buscará a reeleição) e o Partido Democrata (DEM), do líder sindical Antônio Belarmino. Tudo porque surgem conjecturas sobre a possibilidade do DEM vir a indicar Israel Bórges para “vice”, na chapa de Sobrinho. Embora que, entre “indicar” e “ser aceito” existe uma grande diferença. Detalhe: Israel Bórges é o presidente do SINJUR e, também, preside a executiva municipal do DEMOCRATA (ex-PFL), em Porto Velho.
Se isso é “balão de ensaio” ainda não se sabe. Mas a coisa parece estar incomodando muita gente.
Por que?
Porque fica difícil acreditar num “rompimento” político entre o PT e o PMDB, do senador Valdir Raupp. Pois como se sabe, o PMDB porto-velhense faz parte da administração de Roberto Sobrinho e, certamente, não cederia à vaga de “vice” (se assim o desejar) para ninguém.
E ainda tem a situação do PDT, que poderá se aliar ao “palanque” petista nas eleições deste ano e, também querer indicar o “vice” do atual alcáide porto-velhense. Tem quem duvide disso. Mas em política tudo é possível.

TERCEIRA VIA

Enquanto isso, de forma silenciosa, o deputado federal, Mauro Nazif (PSB), eleito com mais de 40.000 votos, a maioria dos quais somente em Porto Velho, avalia a possibilidade de vir a ser a possível “terceira via”, para o eleitorado, no pleito de outubro vindouro, na disputa da prefeitura. Estariam surgindo muitos apoiadores dessa idéia.
Se isso acontecer e, realmente, se confirmar à candidatura de Lindomar Garçom, do PV, (com apoio do governador Ivo Cassol), se poderá conjecturar que, em Porto Velho, a eleição para prefeito poderá, sim, ter segundo turno. É que o “bolo eleitoral” ficará bastante fatiado e, então, no segundo turno, novas composições políticas seriam feitas, para decidir que poderá “mandar” no Palácio Tancredo Neves, no período de 2009 a 2012.
De forma lógica, nada obsta quanto a isso, apesar de alguns idiotas, continuarem desprezando o potencial eleitoral de Garçom na Capital, esquecendo que, ele foi eleito deputado federal com mais de 30.000 votos, após ter sido prefeito duas vezes de Candeias do Jamarí, que na eleição passada contava com pouco mais de 10.000 eleitores. Parece que os idiotas esqueceram isso. E, também, que o prestígio político do governador Cassol, em Porto Velho é absolutamente nítido. Obviamente, isso não pode ser descartado por ninguém. Muito menos pelos que atuam na política tupiniquim.
Ainda tem a ”turma” dos pequenos partidos políticos (leia-se: PC do B, com David Chiquilito; PSoL, com o professor Adílson Siqueira; PP, com o ex-deputado estadual e radialista Elizeu da Silva. Sem contar com a possibilidade do PPS lançar o médico Amado Rahal à sucessão de Roberto Sobrinho, e de outras agremiações políticas cujos dirigentes sonham estar sob as “luzes da ribalta”.

TEATRO UNIVERSITÁRIO

O reitor da Universidade Federal de Rondônia, Dr. Januário Oliveira, confirmou que graças a um convênio firmado entre a instituição, a Fundação Rio Mar e a Petrobrás, em breve o Campus “José Ribeiro”, em Porto Velho terá o seu Teatro Universitário. Também entrará em funcionamento nos próximos meses o Curso de Dramaturgia na referida IFES.
Essa é outra conquista da administração do reitor Januário Oliveira, em prol da classe acadêmica da UNIR e, de forma geral, para todos aqueles que amam e praticam artes cênicas, além de outras atividades no vasto mundo cultural e artístico rondoniense. O convênio com a Petrobrás tem valor superior a R$ 1 milhão.

FERNANDO PRADO

O diretor da Uniron, Fernando Prado, em contato com o colunista falou com satisfação do crescimento e consolidação da entidade em Rondônia. Disse que ele e sua família se sentem gratificados pela oportunidade de estarem contribuindo com o desenvolvimento e progresso do Estado, na área educacional superior. Enumerou que, atualmente, a UNIRON, oferece a população estudantil rondoniense os cursos de: Administração de Empresa, Administração Pública, Arquitetura, Agronomia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Empreendedora, Gestão Ambiental, Gerenciamento de Redes, Gestão de Recursos Humanos, Letras, Português, Inglês, História, Jornalismo, Publicidade, Pedagogia, Sistemas de Informação, Secretariado e Zootecnia. Informações através do site www.uniron.edu.br e pelo fone (69) 3221 – 5001, ou ainda no Campus Universitário à Av. Guaporé. A instituição oferece também, os projetos UNIRON VIRTUAL e UNINTES.

BETO CEZAR (CARIMBÓ)

Realmente bonito e bem trabalhado o CD “Amor ao Samba”, lançado pelo intérprete e compositor BETO CEZAR (popularmente conhecido como Carimbó do Cavaco). Recebemos um exemplar da obra musical que mostra a sensibilidade e todo o talento deste artista rondoniense. Todas as faixas do CD são boas. São músicas bem elaboradas, com letras que retratam o amor do autor pelo samba, num misto de animação, poesia e declarações de amor.
Vale a pena ouvir o CD “Amor ao Samba”, de Beto Cezar (Carimbó). A obra fonográfica tem tudo para levar o nome de Rondônia, além fronteiras. Parabéns !

CONFRATERNIZAÇÃO

Sexta-feira (09/05), na sede da Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário do Estado, sob a “batuta” do Secretário Estadual da Administração, Valdir Alves (futuro Bacharel em Direito) e do titular da CGPI/SEAD, Marcos Soares (Marcão), ocorreu à festa de confraternização dos servidores ali lotados, juntamente com os seus familiares e convidados. Um almoço ocorreu na oportunidade. Antes, porém, os presentes foram agraciados com uma belíssima execução musical, pelo violonista Romildo, das Secel, que com maestria ímpar apresentou o clássico “Fascinação”. As mães receberam rosas e mensagens sobre o “Dia das Mães”, que ocorreu neste domingo (11/05). Valeu à pena. O evento mostrou sensibilidade e apreço para com as mães, que tanto já fizeram e outras que continuam a fazer por seus filhos e filhas neste mundo, além de contribuírem efetivamente para a consolidação do Estado, mediante serviços inestimáveis na máquina pública.

WILBER COIMBRA

O deputado estadual, Wilber Coimbra, disse que a Polícia Militar de Rondônia poderá implantar em breve a sua Academia de Formação de Oficiais. Ao justificar o pedido que fez ao governador do Estado Ivo Cassol, a “implantação dessa Academia de Polícia Militar dará suporte para capacitar o Oficial Militar a desenvolver senso crítico, no sentido de buscar opções pragmáticas, para o desenvolvimento institucional. Além de despertar no Policial Militar o compromisso maior com o Estado”. Uma iniciativa elogiável, portanto, por parte desse parlamentar que é oriundo da referida Corporação.

***********************************
MÃE, COMO DÓI A TUA AUSÊNCIA...
Mesmo assim, onde quer que a senhora esteja, certamente está gozando dos privilégios da Morada de Deus. Por isso, mãe querida, reverencio-te pelo transcurso do “Dia das Mães”.
Parabéns, minha mãe! Parabéns! A ti e a todas as mães do mundo.
Jamais me esquecerei de tudo o que me ensinastes. E, de que, por amor a mim e aos meus irmãos, tantas renúncias fizestes e, tantas dores suportastes. Sem ti, minha mãe, jamais teria ido a lugar algum. Jamais teria me tornado alguém útil à sociedade e aos meus semelhantes.
Obrigado por tudo, minha mãe.
De ti sentirei sempre eterna saudade... dona LOURDES MIRANDA.
FELIZ DIA DAS MÃES !!!
***********************************
ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também