Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Na Boca do Povo - Por Walmir Miranda

Terça-feira, 15 Julho de 2008 - 17:54 | Walmir Miranda


GREVE NO INSS



Apesar de todo o radicalismo que as esposas dos Policiais Militares usaram para tentar sensibilizar o governador Ivo Cassol conceder para a Corporação à reposição das perdas salariais dos últimos oito anos a coisa deu em nada. O governador não cedeu as pressões recebidas, mesmo reconhecendo que se o governo tivesse recursos melhoraria os salários desses profissionais.

“GREVE DA PM” TERMINOU (1)

Apesar de todo o radicalismo que as esposas dos Policiais Militares usaram para tentar sensibilizar o governador Ivo Cassol conceder para a Corporação à reposição das perdas salariais dos últimos oito anos a coisa deu em nada. O governador não cedeu as pressões recebidas, mesmo reconhecendo que se o governo tivesse recursos melhoraria os salários desses profissionais.

“GREVE DA PM” TERMINOU (2)

Nos dias em que os policiais militares permaneceram aquartelados, em razão das verdadeiras “barricadas” que suas esposas fizeram nas entradas dos quartéis, a cidade de Porto Velho viveu momentos de pânicos face às ações dos bandidos nas áreas centrais e periféricas. Assaltos, roubos, furtos, arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais ocorreram em muitas partes. A insegurança quase leva a um estado de caos total pela ausência nas ruas do policiamento ostensivo que é feito pela Polícia Militar.

“GREVE DA PM” TERMINOU (3)
O governador Ivo Cassol viu-se forçado a pedir ao governo federal a intervenção do Exército na PM de Rondônia, em face do quadro que se apresentou aos olhos da população, comprometendo a segurança dos cidadãos e cidadãs de bem, pois ficaram a mercê dos bandidos, que por sua vez passaram a agir quase que em total liberdade.
Porém, já está decidido que a greve acabou e que a PM volta às ruas ainda nesta terça-feira.
A população respira aliviada.
Certamente que os prejuízos agora serão contabilizados e, esse triste episódio jamais será esquecido pelo governo, pela população e principalmente pelos integrantes da Polícia Militar.
A situação deverá ter outros desdobramentos, dentro do Executivo estadual, principalmente, se a intervenção do Exército vier a se concretizar.
Ainda não se sabe se haverá punições e exclusões no seio da Corporação.

LISTA NEGRA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)

São oitenta e quatro (84) os nomes de ex-autoridades, políticos e ex-administradores do erário público no Estado de Rondônia que estão na “lista negra” do Tribunal de Contas da União (TCU). As datas de sentença proferidas pelo TCU e seus respectivos acórdãos podem ser acessadas através do site da referida Corte de Contas da União.
Detalhe: tem gente na lista, que vive posando de “séria e honesta”, mas que, na realidade, jamais deveriam estar exercendo qualquer cargo público nas esferas federal, estadual ou municipal.
Em razão disso surge a indagação que não quer calar: como é que essa gente consegue CERTIDÕES NEGATIVAS para ocupar cargos importantes nos governos: estadual e municipal?
Essa gente que está na lista do TCU cometeu irregularidades na aplicação do erário público, e por isso, tiveram suas prestações de contas rejeitadas?

RONDÔNIAGORA.COM BATE NOVO RECORD

A concorrência sabe.
Porém, muitos não querem aceitar a realidade, em relação aos serviços jornalísticos do site WWW.RONDONIAGORA.COM, cuja média de acessos diários é de 80.000 (oitenta mil) visitas.
Sexta-feira (11/07), todavia, um novo Record foi alcançado pelo RONDONIAGORA, que atingiu a marca de 479.000 acessos, dentre os internautas de Rondônia, do Brasil e do exterior.
Daí a imensa satisfação de seus profissionais, parceiros e aficcionados.
Tudo sob a visão consciente de que, com isso, cresce a cada dia que passa o peso da responsabilidade de todos aqueles que fazem jornalismo eletrônico no Estado de Rondônia através do WWW.RONDONIAGORA.COM, cuja liderança é deveras inconteste. Mas sempre com humildade e grande respeito pela concorrência.

POEIRAL

Com a chegada do verão vem a “temporada” das doenças respiratórias. Crianças, adolescentes, adultos e idosos lotam hospitais e clínicas médicas, em decorrência do poeiral que toma conta de tudo. Cefaléia, gripes, tosses, inflamação da conjuntiva ocular são as doenças mais constantes.
Esse triste quadro atinge principalmente crianças e pessoas idosas, por serem as mais vulneráveis ao vírus da gripe.
Dolorida e cruel realidade.

TOLERÂNCIA ZERO

Muitos segmentos da sociedade brasileira festejam a “aplicação da lei seca”, mais conhecida como “lei antibebida alcóolica no trânsito”.
Em algumas regiões os acidentes foram reduzidos à metade.
Porém, dizem que essa lei não pegará, porque irá causar milhões de desempregos no País nos próximos meses. É que milhares de estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas à beira das rodovias e em áreas urbanas deverão fechar as suas portas. Seus movimentos já caíram em mais de 40% nos últimos dias, em função da “lei antibebida ao volante”. Garçons, seguranças, cozinheiros, copeiros, manobristas, bar-men´s, dentre outros deverão perder seus empregos brevemente.

O OUTRO LADO DA QUESTÃO

Porém, no outro lado dessa polêmica, estão as estradas esburacadas ou pessimamente sinalizadas, que igualmente contribuem para a ocorrência de acidentes graves, que matam muitas pessoas inocentes.
E aí, o que fazer? O Estado vai indenizar essas vítimas?
São perguntas que estão precisando de respostas urgentes. Porque criar leis para multar, prender e tirar das ruas os maus motoristas é fácil. Mas quando a questão é fazer o Estado ressarcir os prejuízos pelos quais ele é diretamente responsável, mediante a precariedade das rodovias, ou das vias urbanas, aí a história é outra. O cidadão, via-de-regra, fica a ver navios.
Verdade ou não?

PIRATARIA Vs. DESRESPEITO

Comercializar produtos de procedência duvidosa, obtidos de forma ilegal, é crime?
E vender produtos “piratas”, também é crime?
É o que a população de Porto Velho, principalmente os comerciantes que pagam impostos estão se perguntando.
É que, a venda de produtos pirateados como: cd´s, dvd´s, brinquedos, eletro-eletrônicos, roupas com a marca de grifs falsificadas, perfumes, relógios, dentre outros virou uma “autêntica mania” na Capital do Estado, e também, em muitos municípios rondonienses.
Esse tipo de crime é praticado às escâncaras, diante da polícia, do poder Judiciário e do escambau. Ninguém parece querer por fim a essa situação de ilegalidade vergonhosa. E diante da inércia dos canais competentes, a coisa vai crescendo mais e mais, com o mau exemplo se estendendo às raias do absurdo, até mesmo nas principais artérias comerciais da Capital.
Vale destacar que, a polícia já fez algumas incursões para tirar de circulação vendedores de produtos pirateados. Mas ao que tudo indica, todos já estão nas ruas reincidindo, ou seja, praticando o mesmo crime, na certeza da impunidade.
Perdoem-nos pela sinceridade: isso é uma vergonha.

ARRAIAL DA ZONA LESTE

Começou sexta-feira e irá até o dia 20 deste mês, o “Arraial da Zona Lesta”. Considerável parte das comidas e bebidas típicas comercializadas na festa será revertida em prol do “Lar de Nazaré”. O evento envolve a realização da 14ª. Mostra de Folclóre e Cultura Popular, dessa populosa área urbana de Porto Velho.
Até o seu encerramento o evento deverá ser prestigiado por cerca de 50 mil pessoas, segundo expectativa dos organizadores.

INSCRIÇÕES PARA BOLSA NA UNIR

Eis uma boa notícia para os universitários.
A Universidade Federal de Rondônia, através de sua Pré-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), está com inscrições abertas até o dia 18 deste mês, para o Programa Institucional de Bolsas Acadêmicas da Assistência Estudantil nas modalidades de alimentação e transporte.
Ao todo, serão oferecidas mil bolsas-transporte e 1.500 bolsas-alimentação, com durabilidade para o período de AGOSTO a DEZEMBRO de 2008.
Os alunos que forem contemplados terão de participar de projetos institucionais da UNIR, no âmbito da cultura, extensão ou pesquisas.
A notícia foi confirmada pelo reitor Januário Oliveira, e pela Prof. Jozélia Gomes Neves, que é titular da PROCEA/Unir.

CREMERO PODERÁ INTERDITAR POSTOS MÉDICOS E POLICLÍNICAS

Esse é mais um imbróglio que poderá se confirmar nos próximos dias em Porto Velho. Segundo a diretoria do Conselho Regional de Medicina (CREMERO), os Postos Médicos e as Policlínicas da Capital poderão sofrer interrupção no atendimento à população, em face da precariedade de condições de trabalho oferecidas aos médicos e enfermeiros ali lotados, e cujos reflexos atingem a população que busca tais serviços oferecidos pelo poder público.
O problema foi denunciado pelo CREMERO aos canais competentes ainda no ano passado. Mas até o momento as correções exigidas não teriam sido atendidas.
A posição do CREMERO contrasta com a publicidade que vem sendo exibida para a população, no que tange à propalada melhoria dos serviços de saúde na Capital.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
**********************************************************************
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também